Vereadores querem GPS Rural em Jaraguá do Sul

Os vereadores Marcelindo Gruner (PTB) e Eugênio Juraszek (PP) relataram a reunião que tiveram com várias autoridades para a apresentação do projeto de GPS Rural e os benefícios que ele pode trazer ao município de Jaraguá do Sul. A apresentação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach, e contou com a presença do prefeito Antídio Lunelli, representantes da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Polícia Civil. A ideia foi proposta por Gruner em setembro deste ano.

O projeto se constitui de um sistema que fará o georreferenciamento dos endereços das propriedades rurais e enviá-los, através de aplicativo de celular, aos órgãos do poder público de atendimento emergencial como PM, Corpo de Bombeiros e Samu. A intenção é facilitar os atendimentos a essas comunidades mais afastadas do centro da cidade.

Para Juraszek, o GPS vai ajudar em dois pontos fundamentais: segurança dos moradores e atendimentos em que vidas estejam em risco. Ele lembra que atualmente as equipes de atendimento enfrentam dificuldades para localizar os locais das ocorrências. “E se uma criança passa mal? Se um colono tem um infarto? Quanto tempo demora para achar uma casa dessas?”, indaga o parlamentar.

Gruner ressalta que isso dará mais qualidade de vida à população rural e lembra que os helicópteros também terão o GPS e saberão os locais mais apropriados para realizar os pousos. Conforme ele, o prefeito Lunelli gostou da ideia e deve dar aval para implantação do sistema em breve.

Link da sessão: https://youtu.be/suRKfBSs6WU?t=5735