Vereadores querem horários estendidos nos postos de saúde

Os vereadores Anderson Kassner (PP) e Osmair Gadotti (MDB) foram autores de uma indicação, na sessão desta quinta-feira (6), que pede ao Executivo e à Secretaria de Saúde a ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jaraguá do Sul. As unidades sugeridas por eles ficam nos bairros Ilha da Figueira, Barra do Rio Cerro, Nereu Ramos e Vieira.

Atualmente as UBSs trabalham das 7h até às 16h30. Kassner adverte que, por conta desse curto horário de funcionamento, muitos moradores precisam se ausentar do trabalho para ser atendidos nos postos. Também há os casos de pessoas que passam mal ou adoecem no período em que as UBSs não estão abertas e, por isso, acabam indo para o pronto socorro no Centro, superlotando-o e atrapalhando a verdadeira dele que são os atendimentos de urgência e emergência.

Os parlamentares querem que o horário das unidades nos bairros estenda-se até o período da noite, podendo ser às 20h, às 21h, às 22h ou outro horário. Eles esclarecem que isso deve ser definido pela equipe técnica da Saúde.

Kassner ainda afirma que a ampliação das horas de atendimento nos postos não é o suficiente. O objetivo também é que Jaraguá do Sul tenha algumas unidades com estruturas físicas mais amplas, como, por exemplo, os ambulatórios gerais da cidade de Blumenau, que tem mais médicos e serviços oferecidos à população, agilizando o atendimento.

O vereador ainda explica que seu voto a favor da autorização de empréstimo de R$ 100 milhões pela Prefeitura jaraguaense no Programa Finisa, aprovado no dia 15 de abril, foi justamente por conta disso: “a Prefeitura tendo dinheiro para fazer essas infraestruturas necessárias, vai sobrar dinheiro do capital próprio e com esse dinheiro do capital próprio a gente deve investir muito mais na saúde das pessoas”.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 06/05/2021