Vereadores querem mudanças no zoneamento escolar

O vereador Jair Pedri (PSD), na sessão desta quinta-feira (8), relatou a situação de alguns munícipes de Jaraguá do Sul que sentem dificuldades nos deslocamentos para levar e buscar seus filhos na escola. O parlamentar já fez uma indicação – em conjunto com o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) – que solicita ao Executivo autorizar os pais, que comprovem a necessidade, a matricularem seus filhos em escolas que estejam próximo ao seu local de trabalho, quando houver vagas sobrando.

A ideia é que primeiramente se preencham as vagas considerando o zoneamento por residência/moradia, para não retirar a vaga de ninguém do bairro onde se localiza a escola. Após feito isso, as vagas que restarem poderiam ser ocupadas por alunos que tenham pais trabalhando perto da unidade escolar.

Segundo Pedri, essa iniciativa já existe em outras cidades do país. Ele relatou o caso de uma família que mora no bairro Nereu Ramos e trabalha na Vila Lenzi. “Os pais poderiam pegar seus filhos na escola mais perto do trabalho e ficar com eles ali, mas (devido ao zoneamento) eles precisam buscar seus filhos lá em Nereu Ramos”.

O vereador Anderson Kassner (PP) fez coro ao assunto e relatou a história de dois irmãos – um deles autista – que tiveram que estudar em escolas diferentes por conta do zoneamento, mas que ganharam na justiça o direito de estudar na mesma instituição. Para ele, é preciso reavaliar o zoneamento escolar em Jaraguá do Sul e fazer as alterações necessárias para que esse tipo de situação não ocorra.

Jair Pedri pediu ao jurídico da Câmara de Vereadores para estudar a questão e, se possível, orientá-lo na criação de um projeto de lei que altere o zoneamento escolar atual no município.