Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores querem revisão do Plano de Educação

COMPARTILHE

Uma indicação de autoria dos vereadores Almeida (MDB), Professor Fernando Alflen (PL) e Sirley Schappo (Novo) passou pela pauta da sessão desta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. O documento solicita que o Executivo municipal, por meio da secretaria competente, inicie um amplo processo de revisão e atualização de legislações que tratam da educação no município.

A proposta prevê a atualização da Lei Municipal nº 7.054/2015, que instituiu o Plano Municipal de Educação (PME). Também inclui a revisão da Lei Complementar nº 02/1993, que estabelece o Estatuto do Magistério Público Municipal, definindo a estrutura da carreira, direitos e deveres dos profissionais da educação.

Além disso, os vereadores solicitam a análise da Lei Complementar nº 122/2012 e suas alterações posteriores, como as Leis Complementares nº 312/2023 e nº 8/2024, que dispõem sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais, incluindo os profissionais da educação.

O documento também pede que seja formalizado convite para que representantes do Poder Legislativo, especialmente os membros da Comissão de Educação, participem ativamente de todas as fases de diagnóstico, discussão e elaboração das novas propostas, que posteriormente serão submetidas à apreciação da Câmara.

Na justificativa, os autores destacam que a atualização conjunta das legislações é uma medida considerada urgente. O Plano Municipal de Educação está prestes a expirar, o que exige a definição de novas metas para a próxima década. Já o Estatuto do Magistério e o Plano de Cargos e Salários, apesar de atualizações pontuais, demandam uma revisão mais ampla para se adequarem às novas realidades educacionais, às demandas dos profissionais e à legislação federal vigente.

Segundo os parlamentares, a participação do Legislativo desde o início do processo contribuirá para garantir maior transparência, diálogo e alinhamento das propostas com as necessidades da comunidade escolar.

Acessar o conteúdo