Vereadores querem solução para riscos no trânsito da Ilha da Figueira

Na sessão desta quinta-feira (17), o vereador Jeferson Cardozo (União Brasil) levantou um tema recorrente na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul: o controle de velocidade nas vias do município. Ele, que é pós-graduado em Gestão e Direito do Trânsito, entende que esse controle, quando é feito por lombadas físicas e faixas elevadas, pode atrapalhar o deslocamento dos veículos de emergência, como os da Polícia Militar, dos Bombeiros e do Samu. Todavia, a opção por radares seria mais eficiente, pois não atrapalha o fluxo desses veículos, além de educar melhor os motoristas.

“A cidade cheia de lombada como está, se a ambulância demorava sete minutos para chegar numa residência para atender ou socorrer alguém, com essa montoeira de lombada vai levar meia hora”, adverte.

O assunto foi colocado em pauta por conta de uma reinvindicação de moradores do bairro Ilha da Figueira. Segundo Cardozo, a Rua José Theodoro Ribeiro, nas proximidades da Rua Roberto José Juncks e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, é um foco de acidentes e de riscos para os moradores. Ele lembrou de uma colisão que ocorreu no trecho citado entre um caminhão e três carros no início deste ano. O vereador afirma que já solicitou à Diretoria de Trânsito uma providência para dar segurança aos transeuntes, mas lembra que não foi o primeiro a fazer isso. “Já vem há muito tempo a briga para ter algo para reduzir a velocidade dos veículos naquela região. É uma briga de outros mandatos”, relata.

Nessa legislatura já houve, inclusive, indicação solicitando medidas no local. A proposição foi de autoria dos vereadores Luís Fernando Almeida e Onésimo Sell, ambos do MDB, que reivindicaram uma faixa elevada ou um redutor de velocidade. Nesta quinta-feira, Almeida afirmou que está articulando um abaixo assinado entre os moradores para levar a demanda novamente à Diretoria Municipal de Trânsito. Segundo ele, quase mil assinaturas já foram coletadas.

“Não é apenas uma situação de acidente naquele local. No ano passado tivemos dois episódios delicados envolvendo acidentes. Retrasado também. E neste ano esse caso que acabou virando notícia na cidade toda. Então nós precisamos disso, estamos reunindo o abaixo assinado e já está próximo de mil assinaturas de pessoas que residem ali naquela região”, afirma Almeida.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 17/02/2022