Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores recebem apelo por apoio ao piso nacional de enfermagem

COMPARTILHE

Na manhã desta terça-feira (20), o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Jair Pedri (PSD), recebeu em sua sala os representantes do Sindicato dos Empregados da Saúde de Joinville e Região para ouvir os apelos da categoria sobre o piso salarial. Estiveram presentes o presidente do Sindicato, Lorival Pisetta, e o diretor da entidade, Almir Alexandre, além do vereador Ronnie Lux (MDB), da vereadora Nina Santin Camello (PP) e do presidente do Sindicato dos Servidores de Jaraguá do Sul e Região, Luiz Cezar Schorner.

O intuito dos sindicalistas é o de buscar apoio para que a lei federal que estabeleceu o piso nacional da enfermagem seja colocada em vigor. A lei foi sancionada no início de agosto. Ela fixa a remuneração mínima mensal que os profissionais devem receber: R$ 4.750,00 para enfermeiros, R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375,00 para auxiliares e obstetrizes (parteiras).

No entanto, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a nova regra por 60 dias para que o Executivo e o Congresso Nacional possam apontar a fonte de recursos que vai custear a medida.

Representantes buscam apoio político para piso nacional da enfermagem Foto: Tiago Rosário/CMJS

Enquanto uma decisão não é tomada, os trabalhadores buscam apoio de instituições e lideranças políticas para que a lei passe a vigorar de forma definitiva. Lorival Pisetta lembra que essa é uma luta que já dura 56 anos e que, em todo esse tempo, a categoria espera por uma valorização financeira, principalmente após a atuação diante da pandemia de Covid-19.

“Essa categoria que foi testada mais uma vez de uma forma nunca vista na pandemia e que deu a resposta arriscando a sua saúde e a sua vida, defendendo muitas e muitas vidas Brasil a fora”, ressaltou.

Os representantes do Sindicato dos Empregados da Saúde devem participar da sessão da próxima terça-feira, dia 27 de setembro, quando terão a oportunidade de usar a tribuna da Casa de Leis jaraguaense e expor a situação aos demais parlamentares e à comunidade do município.

 

Sessão:

Sessão Ordinária - 20/09/2022

Acessar o conteúdo