Vereadores recebem apelo por apoio ao piso nacional de enfermagem

Na manhã desta terça-feira (20), o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Jair Pedri (PSD), recebeu em sua sala os representantes do Sindicato dos Empregados da Saúde de Joinville e Região para ouvir os apelos da categoria sobre o piso salarial. Estiveram presentes o presidente do Sindicato, Lorival Pisetta, e o diretor da entidade, Almir Alexandre, além do vereador Ronnie Lux (MDB), da vereadora Nina Santin Camello (PP) e do presidente do Sindicato dos Servidores de Jaraguá do Sul e Região, Luiz Cezar Schorner.

O intuito dos sindicalistas é o de buscar apoio para que a lei federal que estabeleceu o piso nacional da enfermagem seja colocada em vigor. A lei foi sancionada no início de agosto. Ela fixa a remuneração mínima mensal que os profissionais devem receber: R$ 4.750,00 para enfermeiros, R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375,00 para auxiliares e obstetrizes (parteiras).

No entanto, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a nova regra por 60 dias para que o Executivo e o Congresso Nacional possam apontar a fonte de recursos que vai custear a medida.

Representantes buscam apoio político para piso nacional da enfermagem Foto: Tiago Rosário/CMJS

Enquanto uma decisão não é tomada, os trabalhadores buscam apoio de instituições e lideranças políticas para que a lei passe a vigorar de forma definitiva. Lorival Pisetta lembra que essa é uma luta que já dura 56 anos e que, em todo esse tempo, a categoria espera por uma valorização financeira, principalmente após a atuação diante da pandemia de Covid-19.

“Essa categoria que foi testada mais uma vez de uma forma nunca vista na pandemia e que deu a resposta arriscando a sua saúde e a sua vida, defendendo muitas e muitas vidas Brasil a fora”, ressaltou.

Os representantes do Sindicato dos Empregados da Saúde devem participar da sessão da próxima terça-feira, dia 27 de setembro, quando terão a oportunidade de usar a tribuna da Casa de Leis jaraguaense e expor a situação aos demais parlamentares e à comunidade do município.

Sessão:

Sessão Ordinária - 20/09/2022