Vereadores repudiam reajuste de ministros do STF

O vereador Eugênio Juraszek (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta terça-feira (27), para criticar a decisão do presidente da República, Michel Temer, de sancionar o reajuste para os ministros do Superior Tribunal Federal. Ele lembrou que o ato deve agravar ainda mais o desiquilíbrio nas contas públicas do país e gerar um efeito cascata para estados e municípios, já que o salário no STF é teto para outras carreiras. O impacto estimado deve ser de mais de R$ 4 bilhões nos cofres públicos.

Juraszek repudiou o aumento e citou as dificuldades que o setor produtivo tem ainda hoje para honrar seus compromissos. O parlamentar frisou que atualmente é difícil até para as empresas darem 3% de reajuste para seus funcionários e afirmou que o reajuste de 16% do STF não é justo com a população.

Marcelindo Gruner (PTB) salientou que a situação econômica que o país vive não permite esse tipo de coisa. Segundo ele, o Brasil vive uma crise moral e institucional, pois o cidadão não acredita mais nas instituições que estão ligadas às questões políticas. “Mas não podemos colocar todos na vala comum. Aqui em Jaraguá do Sul procuramos fazer todos os esforços para gastar o mínimo possível para retornar ao contribuinte aquele valor que pode ser aplicado em educação, saúde e infraestrutura”, alertou. Para Gruner, o Poder Judiciário está tão ou mais inchado que o Executivo e Legislativo.

O vereador Arlindo Rincos (PSD) fez coro aos demais colegas e voltou a criticar os deputados federais e senadores catarinenses que retiraram recursos que estavam previstos para as obras de duplicação da BR-280. Ele frisou que durante a campanha eleitoral em 2018 os candidatos asseguraram que a duplicação da rodovia seria uma prioridade em suas ações, mas deixaram a desejar quando tiveram a oportunidade de realocar a verba no orçamento da União. Rincos pretende conversar com o deputado federal eleito Fábio Schiochet (PSL) para apresentar esses apelos pela BR-280.