Vereadores sugerem a ações para controle de animais abandonados

Nesta quinta-feira (13), em sessão na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram três indicações legislativas que buscam solucionar o problema dos animais abandonados na cidade. As indicações foram propostas pelo vereador Ronnie Leonel Lux (MDB) e assinadas também por Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Santin Camello (PP), Osmair Luiz Gadotti (MDB), Rodrigo Livramento (Novo) e Sirley Maria Schappo (Novo).

A primeira delas sugere que o Poder Executivo realize um censo pet para fazer um levantamento da quantidade de animais domésticos no município, se estão castrados ou não e se estão chipados ou não. O objetivo é criar um plano de chipagem e castração em massa, visando controlar a população nas ruas da cidade.

A segunda indicação pede que o Executivo Municipal realize uma campanha para chipagem dos animais domésticos nos bairros do município. A chipagem identificaria quem é responsável por um cão ou gato, permitindo que o Executivo aplique multa por abandono ou maus tratos.

Por fim, a terceira matéria solicita que a Administração Municipal promova a castração de animais domésticos nos bairros de Jaraguá do Sul. A castração contribui com a redução da reprodução descontrolada de cães e gatos, e consequentemente com a população de animais nas ruas, além de diminuir o risco de algumas doenças. Também visa manter a população de animais controlada, atuando diretamente nos bairros e facilitando o acesso de famílias que têm dificuldades para se deslocar até uma clínica veterinária no centro da cidade.

Ronnie Lux disse que entrou em contato com as clínicas e escutou a população durante a audiência pública desta terça-feira (11) sobre a causa animal. Por isso, ele acredita que conseguiu ouvir os dois lados e identificou fatores que poderiam contribuir para diminuir o abandono de animais na cidade. “Cão abandonado, proprietário/tutor multado. Vai coibir que abandonem os seus cães e impedir riscos de saúde e trânsito. A longo prazo, pode diminuir e muito esse problema social”, ressaltou.

Anderson Kassner salientou que apesar do esforço das ONGs e dos protetores individuais, é preciso dar incentivo e recursos financeiros para pôr em prática todas as ações. “Então eu sugeri hoje que o Prefeito Jair Franzner, através das sobras da Câmara, forneça recursos para a castração, para a chipagem e banco de ração”, frisou apontando que o valor que o Executivo repassa hoje é insignificante.

As indicações foram aprovadas por unanimidade na sessão e agora serão encaminhadas ao Poder Executivo para análise e possível implementação.