Vídeos de oitivas da CPI do Samae serão liberados em 10 de novembro

O presidente da CPI que investiga possíveis irregularidades no Samae de Jaraguá do Sul, vereador Osmair Gadotti (MDB), voltou a informar a comunidade jaraguaense que todos os vídeos das oitivas realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito serão disponibilizados a partir do dia 10 de novembro de 2022. Os primeiros depoimentos vão acontecer nesta quarta-feira (5) na sede da Câmara de Vereadores.

A CPI do Samae investiga vários contratos que a autarquia firmou com empresas fornecedoras de materiais e de serviços. A investigação foi dividida por contratos. Cada contrato investigado corresponde a uma etapa da apuração. Os depoimentos desta primeira etapa serão filmados e gravados pela TV Câmara Jaraguá do Sul e disponibilizados no dia 10 de novembro. As próximas etapas também passarão pelo mesmo procedimento.

Durante as oitivas, não será permitida a presença de público, nem da imprensa. Somente os vereadores membros da CPI, funcionários essenciais aos trabalhos das oitivas, os depoentes e seus advogados terão acesso ao plenário do Legislativo. Também será proibido a utilização de demais equipamentos eletrônicos de captação de áudio e de vídeo durante os testemunhos.

Todas essas medidas, segundo Gadotti, estão sendo tomadas para preservar as investigações, para que testemunhas não sejam coagidas e para que um depoimento não influencie outro. Além disso, o presidente ressalta que é preciso criar um ambiente pacífico a fim de que os depoentes não se sintam desconfortáveis durante os interrogatórios e acabem não prestando todos os esclarecimentos necessários.

Membros da CPI e funcionários da Câmara acertam detalhes para realização das oitivas Foto: Tiago Rosário/CMJS

Nesta terça-feira (4), Gadotti utilizou a tribuna da Casa de Leis jaraguaense durante a sessão para tranquilizar a sociedade jaraguaense quanto à transparência dos trabalhos. “A CPI vai ser extremamente transparente, honesta e aquele que tiver culpa será levado ao Ministério Público”, enfatizou. O parlamentar lembra que essa foi uma decisão tomada em conjunto com os demais membros da Comissão e garantiu que, no momento certo, a população de Jaraguá do Sul terá acesso a todas as informações relativas às averiguações.

“Eu peço a paciência e a compreensão de toda a comunidade jaraguaense para que nós possamos dar uma melhor qualidade à CPI, uma melhor qualidade à investigação de tudo o que possa estar havendo dentro dessa autarquia Samae”, explicou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 04/10/2022