Voluntários buscam apoio para criar Rede Saúde do Homem

DSC01737Jaraguá do Sul terá uma iniciativa inovadora e inédita no Estado, a criação da Rede Masculina de Combate ao Câncer (RMCC). O projeto foi apresentado por Antônio de Souza, um dos idealizadores e um dos apoiadores da causa, na sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul desta tarde, 1º de agosto, primeira após o recesso do mês de julho. A ideia dele é atender a pacientes de forma semelhante à rede feminina, com acesso mais facilitado a remédios e prestando todo o apoio necessário para o enfrentamento da doença.

O idealizador também convidou os vereadores para a assembleia geral de constituição da Associação Rede Nacional Masculina de Prevenção e Combate ao Câncer. O evento acontece no próximo sábado, dia 3, às 9 horas, no Sindicato do Vestuário. Na ocasião haverá uma palestra do médico Antônio Scaramello sobre a saúde do homem e importância da rede.
Ele solicitou apoio dos vereadores para implantar no Município uma política de atenção integral à Saúde do Homem. Antônio salientou que é alarmante o número de doenças que acometem os homens, principalmente os idosos, e a pouca, ou nenhuma informação contribuem para a falta de prevenção. “Com isso, o diagnóstico das doenças acontece em estágio já avançado, acarretando tratamentos de alta complexidade, com alta taxa de mortalidade, e com altos custos”, disse.

O vereador Jair Pedri enalteceu a importância de trazer ações de conscientização e prevenção de doenças para a população masculina da cidade. “Os homens não se preocupam muito com a saúde. Acham que são de ferro, mas não são. Esse programa de conscientização de que é preciso fazer exames periódicos vai ser muito válido. Queremos os homens vivos, fortes. Como eles não se cuidam e acabam morrendo mais cedo”, observou.

O presidente da Câmara de Vereadores, José Osório de Ávila afirmou que dará total apoio a iniciativa para formar também a rede masculina. Ele elogiou a iniciativa que “vai beneficiar uma entidade que vai desenvolver um grande trabalho em prol da sociedade e que pode, com a ajuda de todos, fazer muito mais”.