Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Voluntários jaraguaenses são homenageados no Legislativo

COMPARTILHE

Na noite desta segunda-feira (19), os vereadores de Jaraguá do Sul dedicaram uma sessão solene em homenagem àqueles que se dedicam ao próximo sem esperar nada em troca. Os parlamentares celebraram o empenho e a história de pessoas que prestam um trabalho de cidadania que contribui para diminuir as desigualdades sociais, os déficits no serviço público e ajudam em causas nobres. A homenagem ao Dia Internacional do Voluntário aconteceu no auditório da Católica-SC e reuniu voluntários de várias áreas, desde direito dos animais, saúde pública até segurança.

A data 5 de dezembro foi instituída pela Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1985 para valorizar as pessoas que, devido ao seu interesse e espírito cívico, dedicam parte de seu tempo, sem remuneração, a atividades que promovem o bem-estar social. Nesta segunda-feira, nove moradores de Jaraguá do Sul foram homenageados pelos vereadores do município. Eles receberam flores e uma placa com a congratulação.

Os homenageados foram escolhido pelo próprios vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

 

Confira quem eles são:

Alcionir Vieira

Natural de Pouso Redondo, casado com Talita Kanzler e pai de Jennifer Vieira. Ingressou no Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul em 20 de fevereiro de 2000, mesmo dia de seu aniversário, atuando em diversas ocorrências e se dedicando à missão de salvar vidas.

 

Janice Salete da Cruz Rosa

Criou a Associação Beneficente Por Um Mundo Melhor.

Em 2014, conheceu uma criança chamada Paulo, diagnosticada com câncer terminal. Comovida com a situação, conseguiu ajuda de amigos e conhecidos que colaboraram com suprimentos. No mesmo ano promoveu o 1º natal solidário, quando foram distribuídos brinquedos e doces para aproximadamente 100 crianças. Desde então, com a ajuda de uma equipe empenhada, realiza todos os anos o natal para jovens carentes.

 

Gustavo Selhorst – Projeto Pernas Solidárias

O projeto Pernas Solidárias nasceu em 2015 em Joinville. Em 2017 chegou a Jaraguá do Sul por iniciativa do empresário e também corredor Gustavo Selhorst. Através de sua empresa, a Brasil Botões, ele viabilizou a compra do primeiro triciclo adaptado para pessoa com deficiência. Este projeto visa a inclusão social e a prática esportiva de pessoas que possuem alguma dificuldade motora ou mental. Proporciona a elas, um pouco da sensação que é a corrida. Atualmente a iniciativa conta com sete triciclos doados por empresas da cidade.

 

Jandira Pereira Sousa

Desde 1962, faz parte da Casa da Amizade, associação sem fins econômicos, formada por esposas de rotarianos e voluntarias que desenvolvem projetos e trabalhos em prol da comunidade local através de ações beneficentes.

Como esposa do Governador do Rotary de Jaraguá do Sul, sempre acompanhou e visitou todos os clubes de serviços. Ativa nos trabalhos voluntários e atenta às necessidades apresentadas pela sociedade. No município, coordena há mais de 50 anos o projeto de distribuição de enxovais para bebês.

 

Joe Gieseler – Casa São José

A Casa São José oferece acolhimento e assistência, de forma gratuita, aos acompanhantes de pacientes internados no Hospital São José, bem como pacientes em tratamento oncológico e que necessitem de permanência próxima ao hospital.

A iniciativa inovadora é fruto de uma mobilização feita pela Comissão de Voluntários do hospital, que buscou referências e trouxe o modelo para região.

A Casa fica na Rua Guilherme Weege, número 114, no Centro da cidade, e foi cedida pela família do empresário Pedro Donini. Já os utensílios domésticos foram doados pela rede Havan. A Casa foi inaugurada no dia 30 de março e iniciou o atendimento em 10 e abril de 2017.

 

Maria Alice da Silva Reitz

O serviço voluntário chegou em sua vida ainda na adolescência. Ajudava sua mãe a fazer biscoitos para levar ao asilo da cidade. Nas aulas de corte e costura, fazia cobertinhas de retalhos para doar ao orfanato.

Professora, trabalhava 40 horas semanais, mas sempre tirava um tempo para ajudar alguém. Organizava campanhas de natal, de roupas de inverno, de material escolar, envolvendo amigos e familiares.

Desde 2016, quando se aposentou, dedica-se exclusivamente ao voluntariado. Atualmente, presta serviço em diversas entidades de Jaraguá do Sul.

 

Kelly Puccini

Há 18 anos descobriu o amor incondicional através do voluntariado. Reside em Jaraguá do Sul há 17 anos, sendo 13 deles dedicados ao voluntariado animal, através da administração da Gang dos Patinhas.

Atuou em centros assistenciais, realizou campanhas de arrecadação para cirurgias e medicamentos, além de alavancar projetos para a preservação do meio ambiente.

 

Renato Piazera Junior

Natural de Jaraguá do Sul, filho de Renato Piazera e Elfi Henschel Piazera. Como sócio do Jeep Clube de Jaraguá do Sul, desenvolveu atividades de filantropia. Durante as catástrofes naturais, assumiu grandes riscos para transportar vidas, comida, remédio e bens materiais. Acessou lugares perigosos para ajudar os mais prejudicados.

Desde 2006 é membro ativo do Rotary Club de Jaraguá do Sul. Sua dedicação às demandas do clube o faz crescer como cidadão no convívio comunitário.

 

Mara Isa Battisti Raulino

Pratica voluntariado há mais de 25 anos. Sempre atuou na promoção e participação de ações envolvendo a comunidade mais vulnerável através da doação de seu tempo e conhecimento.

Algumas de suas ações:

– Campanha a fim de buscar duas crianças haitianas em seu país natal e promover a união familiar;

– Participação da fundação da primeira associação de haitianos de Jaraguá do Sul;

– Ações com vistas a arrecadar recursos materiais para grupos migrantes, além de auxílio na documentação/legal;

– Aulas de Direito para migrantes;

– Ação em Jaraguá a fim de angariar recursos para a Campanha “Salve a Laurinha”, criança com AME, de Nova Trento – SC;

– Ações envolvendo catadores de materiais recicláveis.

 

O vereador Osmair Gadotti (MDB), em nome de todos os demais vereadores, usou a tribuna para falar sobre o assunto. Ele iniciou seu discurso afirmando que muitas palavras definem o que é o voluntariado, como servir, sacrifício, doar e solidariedade. O parlamentar frisa que quem se voluntaria o faz, não por obrigação, mas por que sente o chamado dentro de seu coração. Para ele, o que motiva o voluntariado é algo que mostra a todos qual é a missão que deve desempenhar no mundo.

“E vocês, homenageados de hoje, tenho certeza que o coração de vocês é agraciado por Deus”, destacou.

Público lotou o auditório da Católica-SC para assistir à homenagem Foto: Tiago Rosário/CMJS

Anderson Kassner (PP) também usou a palavra e advertiu que um dos fatores que move Jaraguá do Sul é o voluntariado. O vereador disse que ser voluntário é muito mais do que colocar seus conhecimentos em prática. É, na verdade, olha para a necessidade do outro e se colocar no lugar do outro de forma silenciosa, sem esperar por reconhecimento.

“Se Jaraguá do Sul é uma cidade forte, imponente, gigante, muito se deve à rede de solidariedade que vem sendo construída ao longo de muitos e muitos anos. E, por isso, cada um de vocês homenageados merece mais do que o nosso agradecimento, merece o nosso reconhecimento”, salientou.

Renato Piazera Junior, em nome dos homenageados, também foi à tribuna para agradecer a homenagem e dizer que ser voluntário, em muitos casos, é fazer pelas pessoas o que gostaria que fosse feito por si próprio se estivesse na situação dela. Ele também entende que uma das coisas que torna Jaraguá do Sul uma cidade exemplar é o voluntariado.

“É graças ao que há dentro de nós que tudo isso acontece. Nós somos apenas aqueles que estão fazendo o melhor que pode pelo próximo”, ressaltou convidando o público a conhecer a entidade da qual faz parte, o Rotary Club.

 

Sessão:

Sessão Solene pelo Dia Internacional do Voluntário - 19.12.2022