Winter expõe luta para idosa realizar prova de vida

O vereador Ademar Winter (PSDB), na sessão dessa quinta-feira (26), relatou a luta de uma moradora do bairro Rio da Luz para que pudesse realizar a prova de vida em uma agência do Banco do Brasil em Jaraguá do Sul. A prova de vida é feita por pessoas que recebem benefícios, como aposentadoria e pensão, através de conta corrente ou poupança e deve ser feita todos os anos. O objetivo da prova é evitar fraudes ao INSS.

Porém, segundo o vereador, a mulher de 92 anos tem dificuldades de locomoção por conta dos problemas de saúde e não consegue entrar na agência para fazer o procedimento, por isso os funcionários da instituição têm que atendê-la de forma diferenciada em um local acessível a ela. Winter afirma que os funcionários não quiseram atender a senhora na primeira vez que ela foi até o banco e, por conta disso, ela teve um benefício previdenciário cancelado. O parlamentar classificou a situação como vergonhosa e ressaltou que a idosa precisava do dinheiro para comprar remédios e outros itens importantes para sua saúde.

Winter relatou que levou a mulher uma segunda vez até a agência e cobrou da instituição um atendimento digno para ela e somente depois de muita insistência a moradora conseguiu o atendimento necessário. “Quando viram que iam filmar tudo o gerente do banco foi lá”, frisou. Ele adverte que qualquer munícipe que tiver esse tipo de atendimento recusado pode procurar os vereadores jaraguaenses para garantir os seus direitos.

Link da sessão: https://youtu.be/9vBEmw27p6w?t=3310