Secretário apresenta ações de incentivo ao turismo jaraguaense

Na sessão dessa terça-feira (02) na Câmara Municipal, o secretário de Desenvilvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Jaraguá do Sul, Domingos Zancanaro, apresentou aos vereadores as ações da pasta durante a sua gestão. Ele ressaltou os eventos realizados para incentivar o turismo do município, como a Osterpark, Festival de Corais, Decoração Natalina, Passeio de Maria Fumaça. Com destaque para o Jaraguá Mix, uma nova marca criada que entrou no calendário de eventos da cidade. Em sua primeira edição, o evento trouxe mais de 20 mil visitantes. A intenção é que o Jaraguá Mix aconteça em todos os meses do ano.

O secretário também salientou a importância do apoio dos vereadores na aprovação do Plano Municipal de Turismo que permitirá novos investimentos em Jaraguá do Sul. Entre esses novos empreendimentos, incluem-se o projeto de cicloturismo com duas malhas cicloviárias de 250 km cada, trabalho feito em conjunto a outros municípios da região; o projeto Acolhida na Colônia, que oportuniza que proprietários de áreas rurais abram as portas de suas casas para turistas; e o projeto de Turismo Religioso, que já tem agências de viagem vendendo pacotes de passeio. Todas essas atividades farão com que a rede hoteleira e o comércio local ganhem impulso, afirma o gestor.

Zancanaro citou outras ações da pasta como a revitalização do Portal Turístico, criação de website de turismo, regulamentação dos food trucks, incentivo às microcervejarias, desburocratização das feiras e reformulação das taxas da vigilância sanitária.

O vereador Anderson Kassner (PP), proponente da participação do secretário no Legislativo, afirmou que o setor de turismo melhorou muito nessa gestão e os empreendedores estão tendo mais facilidades para tocar suas empresas. “Antes se demorava em torno de 100 dias para abrir uma empresa de pequeno porte e baixo risco em Jaraguá do Sul, hoje 78% das empresas da cidade conseguem abrir o negócio em dois dias”. O resultado disso, salienta, foi o aumento de 42% do número de empresas na cidade, criando empregos e renda para os jaraguaenses.

*Link para apresentação do secretário: https://youtu.be/Nz-tkqO4DIo?t=3046