Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VEREADOR DEFICIENTE VISUAL ELOGIA ADAPTAÇÕES

[b]Marcelo Werner, de Itajaí, e seu assessor conheceram as dependências da Câmara depois das reformas concluídas neste mês[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-9221-386e.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-9202-f39c.jpg[/img]

O vereador Marcelo Werner, do PC do B de Itajaí, visitou na manhã de ontem as dependências do Legislativo jaraguaense. Marcelo veio conhecer o resultado das obras de reforma recém concluídas. Ele foi recebido pelo presidente da Casa e seu correligionário, Jean Leutprecht.
Marcelo Werner e seu assessor conversaram longamente com o presidente sobre os principais projetos e os desafios do Legislativo. Mas o que mais chamou a atenção do vereador, que é deficiente visual, foi o fato de a obra, aprovada no final de 2008, ainda na gestão anterior, ter sido adequada para se adaptar às exigências da Lei da Acessibilidade. Werner disse que ficou agradavelmente surpreso, já na entrada, ao observar que o acesso se dá por meio de uma rampa.
Informado por Jean de que um elevador foi instalado no prédio de dois andares para facilitar o acesso de deficientes físicos ao plenário da Câmara, ele elogiou a iniciativa. Ao visitar o elevador, o vereador ficou surpreso em saber que a empresa que o instalou, apesar de ser um equipamento de última geração, não ter se preocupado com os deficientes visuais, pois só instalou um painel sensível ao toque.
Porém, antes mesmo de colocar o elevador em atividade, a falta de um botão com sinais em braile foi questionada pela Câmara junto ao representante da Elevadores Schindler na região, e depois de muitos pedidos e negociações foi colocado um adesivo para atender a este tipo de público.
O vereador Werner aprovou a ideia da Câmara. Ele entende que são importantes pequenas iniciativas como esta, para contemplar a acessibilidade. E ainda sugeriu que para melhor locomoção dos deficientes visuais seja instalada uma faixa adesiva no chão com aquelas guias de sinais universais para que eles possam se localizar e detectar as barreiras com mais facilidade.
Bacharel em direito, o vereador diz que sua plataforma de trabalho na Câmara se baseia justamente em promover a acessibilidade e dar visibilidade à sua comunidade, do bairro Limoeiro, um dos mais distantes e humildes de Itajaí. Ele também recebeu uma cópia do projeto do PPA Participativo e um CD com o vídeo explicativo apresentado usado na divulgação e apresentado à população nas reuniões.
Nas fotos, os botões adaptados no elevador e o presidente Jean em seu gabinete com Marcelo (de camisa azul) e seu assessor Marco.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP