Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MOMENTO NOSTÁLGICO NOS 90 ANOS DO DIVINA

[b]Reencontro entre ex-professores, ex-launos e irmãs foi de grande emoção Exposição de fotos e trabalhos proporcionou um momento único em que os bons momentos foram lembrados Embora ausente, irmã Bárbara Pauli, representada pela irmã Inês Kauling, foi a grande homenageada da noite[/b]

COMPARTILHE

Um sentimento de nostalgia reforçado pela alegria do reencontro. Este era o reflexo observado nos rostos das pessoas que lotaram o plenário para assistirem à sessão da última terça-feira na Câmara de Jaraguá do Sul, onde foi prestada homenagem ao Colégio Bom Jesus Divina Providência pelos 90 anos de existência.
Ex-alunos e ex-professores na mesma sintonia fizeram questão de cumprimentarem as irmãs que ajudaram a escrever por meio de seu trabalho a história educacional da cidade, educando várias gerações. Todos foram unânimes em reconhecer como mais do que justa a homenagem especial à irmã Bárbara Pauli. A irmã Bárbara, por problemas de saúde, não pode estar presente à sessão, e foi representada pela irmã Inês Kauling, que por anos foi a diretora.
A irmã Inês fez um agradecimento especial ao presidente da Casa, Jean Leutprecht (PC do B), pela lembrança e saudou a presença da Associação Franciscana Senhor Bom Jesus, que sucedeu a gestão das religiosas na administração do tradicional colégio. “Ninguém faz história sozinho”, lembrou ela, sobre a integração de irmãs, professores, funcionárias, alunos e pais que sempre foi uma prioridade do seu trabalho. “Ninguém pode avaliar os resultados de uma cuidadosa educação, mas os frutos estão por aí”, enfatizou, destacando que na ação educativa o professor se prolonga no aluno.
Para o frei Jaime Spengler, da Associação Franciscana Senhor Bom Jesus, não podemos pensar o Bom Jesus sem a Divina Providência. “Não podemos separar estas duas instituições. Marcamos a história do município de Jaraguá. Creio que a homenagem que os senhores vereadores estão prestando é de reconhecimento e de gratidão por este trabalho. E poderíamos abrir um pouco mais o leque e prestar grande homenagem às irmãs que se fizeram presentes em todo o Estado”, defendeu.
Ex-professora do colégio, a vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), que apresentou a proposição da homenagem especial em conjunto com o ex-aluno e presidente da Casa, Jean Carlo Leutprecht, lembrou a valorosa missão de educar iniciada em 26 de abril de 1919 com a fundação do Colégio Divina Providência em Jaraguá do Sul.
Lembrou a vinda das irmãs Ágatha, Caetana e Marieta, que atendendo a um pedido do padre Pedro Franken, foram enviadas pela Congregação das Irmãs da Divina Providência com a incumbência de iniciar a obra no campo educacional. “Todo início é marcado por muitas dificuldades, mas o espírito evangélico apoiado no fundador da Congregação, Eduardo Michelis, deu forças para que aos poucos o trabalho fosse reconhecido”, disse.
Natália recordou a chegada, anos mais tarde, dos irmãos Maristas, que dividiram com as irmãs da Divina Providência o trabalho de educar as crianças jaraguaenses. A partir de então, elas passaram a ocupar o espaço onde ainda hoje se encontra o colégio e passaram a atuar na educação exclusiva de meninas, deixando a educação dos meninos ao encargo dos Maristas. O tempo se encarregou de mudar esta realidade e décadas mais tarde meninos e meninas passaram a dividir as salas de aulas novamente nos dois tradicionais educandários.
Até mesmo o inconfundível uniforme na cor bordô que se tornou referência na cidade foi lembrado. Esta cor foi substituída a partir de 2007, quando as Irmãs da Divina Providência formaram parceria com o Grupo Bom Jesus. O bordô aos poucos foi dando espaço para o verde, que a partir desta data passou a representar a união de esforços para não deixar a missão das primeiras irmãs em Jaraguá do Sul se desviar do seu objetivo: formar para a vida.
O Colégio Bom Jesus Divina Providência tem hoje aproximadamente 600 alunos matriculados em três níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e 80 funcionários , com a direção de Stela Regina Wontroba.
A vereadora lembrou que ela também fez parte desta história. Em sua carreira profissional lecionou a disciplina de educação física em dois momentos: quando não havia ginásio de esportes e as aulas aconteciam no pátio central e depois quando o mesmo já estava construído.
A história de vida da irmã Bárbara Pauli, que esteve presente na vida do Colégio Bom Jesus Divina Providência por quase seis décadas, é um exemplo de dedicação. Nascida em Antonio Carlos (SC) em 1º de abril de 1925, da família numerosa de 19 filhos concebida por João Henrique e dona Maria Guesser, desde os 15 anos Bárbara se dedica à vida religiosa.
Em 1949, ela veio para o Colégio Divina Providência, onde permaneceu até o início de 2009. Foram 20 anos no internato e depois no pensionato. Também foi professora do secretariado e do magistério. Na década de 50, para auxiliar na ampliação do colégio, irmã Bárbara solicitou aos pais que dessem o seu dote para ajudar na construção. Foi prontamente atendida por eles, pois sempre foram muito solícitos nos assuntos ligados às congregações religiosas.
“Por esta vida tão dedicada ao Colégio Bom Jesus Divina Providência, não haveria pessoa mais indicada para receber este reconhecimento da Câmara de Jaraguá do Sul, assim como por parte da atual diretoria do Colégio, do que a senhora, irmã Bárbara. Jaraguá do Sul sente-se honrada em ter conhecido uma pessoa tão importante para o processo educacional do município e homenagear este renomado educandário pela passagem dos seus 90 anos de existência, é reconhecê-lo como destaque na esfera educacional de nosso município e co-autor da história da educação em Jaraguá do Sul”, finalizou a vereadora.
A cerimônia, além da exposição de fotos que promoveram uma verdadeira viagem ao tempo, também teve as participações especiais do secretário de Educação do município, Silvio Celeste, que criou um hino em homenagem ao Divina e colocou todos os presentes para cantar; da soprano Jacira Forbici e do tenor Ricardo Antunes de Souza, em uma emocionada execução do Hino Nacional, e do aluno Renan Batalha, que recitou um poema descrevendo a importância da educação na vida de um indivíduo.

[b]PREFEITA CONTA EXPERIÊNCIA COMO ALUNA E PROFESSORA[/b]

Entre os mais emocionados na cerimônia estava a prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell. Ela revelou que já na entrada teve a agradável surpresa de encontrar fotos suas nos álbuns do colégio. Cecília recordou os momentos felizes de suas passagens pelo estabelecimento como aluna do jardim de infância e das séries iniciais, citando até mesmo os nomes de suas professoras.
Depois, quando retornou na 7ª série até a conclusão do 2º grau, este já casada. “Conheci meu marido quando estudante, pois ele trabalhava em uma empresa que ficava na frente da escola”, contou. A prefeita lembrou ainda agradecida o convite para ser professora e o apoio que teve para conciliar o trabalho com a educação dos filhos, também ex-alunos do Divina e diz que no colégio fez amizades que conservar até hoje.
Neste momento, ela fez um parêntese para citar que foi professora de pessoas muito importantes na sociedade. “Lecionei nas 3ª e 4ª séries uma mesma turma de 42 alunos, onde um deles era o presidente do Legislativo, o vereador Jean Leutprecht”. Jean, junto com a vereadora Natália Lúcia Petry, foi o propositor da homenagem.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP