Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VEREADORA NATÁLIA FAZ MAIS UMA HOMENAGEM AOS EXPEDICIONÁRIOS

[b]Conhecida pela população como praça do Expedicionário, a praça 29 de Outubro se tornará mesmo dos expedicionários[/b]

COMPARTILHE

Depois de reinstalar o Museu da Paz (que guarda um rico acervo da história dos ex-combatentes), atendendo a uma antiga reivindicação da ANFEB-Seção Jaraguá do Sul, no dia 10 de dezembro de 2009, na Estação Ferroviária Revitalizada, quando ocupava a presidência da Fundação Cultural, a vereadora e professora Natália Lúcia Petry (PSB) propôs agora a alteração do nome da praça localizada em frente do mesmo.
Os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 92/2009, de autoria da vereadora, que propõe a alteração do artigo 1 da Lei Municipal nº 28/1948. Ele autoriza que a Praça 29 de Outubro, localizada junto ao terminal urbano de ônibus, passe a se chamar definitivamente Praça do Expedicionário, que ela já é conhecida pela população.
Para defender o projeto, a vereadora apresentou um vídeo onde historiadores e pesquisadores da cidade contam a história da praça e uma enquete mostra que a população conhece a praça como do Expedicionário e não como 29 de Outubro.
O nome da praça, segundo a historiadora Silvia Kita, era originalmente Leônidas Cabral Herbster, depois a Câmara decidir mudar o nome da praça porque Leônidas representava a ditadura de Getúlio Vargas. Então, foi colocado o nome de Praça 29 de Outubro, por causa do dia da deposição de Getúlio Vargas.
Sidney Lopes, representante da Fundação Cultural, diz que a praça foi construída em 1940, e que a história mostrou que a data de 29 de outubro é tinha uma data quase insignificante na história do País. A museóloga Alcioni Canuto lembra que desde que o local ganhou o monumento em homenagem aos expedicionários, que formaram um grande contingente da região, este se tornou uma referência.
A votação foi acompanhada com atenção pelo presidente da Associação Nacional dos Veteranos em Jaraguá do Sul, o ex-pracinha Anselmo Bertoldi e seu filho, bem como familiares dos expedicionários Hercílio Spézia e José Ribeiro. “Nossa intenção com este projeto é agraciar os ex-combatentes pela tomada de Monte Castelo em 21 de fevereiro de 1945”, destacou a vereadora.
Anselmo Bertoldi disse que para ele a praça é do Expedicionário. Ele disse que seria uma honra conseguiu que seu nome fosse oficializando em homenagem aos combatentes da região que têm seu nome cunhado no monumento. “São pessoas valorosas que merecem todo o nosso respeito e a nossa homenagem. São nove expedicionários vivos que honram o nome de cada um deles”, destacou a vereadora, que na condição de presidente da Fundação Cultural reativou junto à sede revitalizada da antiga estação ferroviária o Museu da Paz, antigo Museu do Expedicionário.