Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CASO MÉDICO É SÓ COM SAMU, ESCLARECE BOMBEIRO

[b]Comissão de Saúde da Câmara vai a Joinville esclarecer com coordenação do Samu as competências de cada órgão[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bd4b256d-0690-579f.jpg[/img]
O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, vereador José Osorio de Avila (DEM), juntamente com os vereadores Natália Lúcia Petry (PSB) e Justino Pereira da Luz (PT) devem se deslocar para Joinville na próxima semana, acompanhados do representante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Aldair Amâncio Farias. O objetivo da viagem sugerida pelo presidente Jean Carlo Leutprecht (PC do B) é conversar com o coordenador regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maurício Benetton, sobre um mal-entendido que surgiu a respeito do convite dos vereadores para que bombeiros e Samu comparecessem a uma sessão na Câmara para esclarecer as atribuições de cada um dos órgãos no atendimento à população.
Farias esteve na sessão desta quinta-feira, acompanhado dos bombeiros Simone e Neilor para esclarecer que existe o que ele chamou de “uma sinergia” do Samu com os bombeiros e outros órgãos, e mostrou reportagens que mostram que há uma afinidade nos atendimentos em determinados casos. Porém, destacou que a responsabilidade dos bombeiros com o Samu, um serviço federal oferecido em convênio com o governo estadual, é em hospedá-lo em sua sede e também cuidar de procedimentos administrativos, como a contratação de pessoal. Mas não há ingerência nos atendimentos, que são feitos por determinação da central que fica em Joinville. Depois da viagem a Joinville, uma nova visita deve ser feita à Câmara, aí com a situação mais esclarecida pelos vereadores da comissão.
O pedido para que Benetton comparecesse para falar do Samu havia sido feito pelo vereador Jaime Negherbon (PMDB), depois que ele e o vereador José Osorio de Avila denunciaram vários casos de reclamações de pessoas doentes sobre a demora na prestação do socorro e à obrigatoriedade de preenchimento de um longo questionário antes de a pessoa saber se será atendida. Como a população confunde os dois serviços, o vereador Ademar Possamai (DEM) sugeriu que a Câmara convidasse representantes de bombeiros e Samu para que juntos prestassem esclarecimentos à população.
A visita estava prevista para a última terça-feira, mas Benetton, alegando impedimentos em função da carga de trabalho provocada pelo alastramento da gripe A, não compareceu. Farias fez questão de comparecer ontem, quando descreveu minuciosamente todos os ofícios trocados com a Câmara e reiterou que somente o Samu está capacitado no momento para fazer atendimentos médicos de emergência, pelo 192.
“Os bombeiros já fizeram este atendimento quando não havia o Samu, mas eles têm técnica e a escuta médica, que define com respaldo se manda ou não um veículo, no atendimento que se chama telemedicina. O médico define se manda ou não recurso, mesmo que a ambulância esteja em nosso pátio”, esclareceu.
O bombeiro pediu que a Casa incentive este esclarecimento para que o cidadão comum não pense que há má vontade por parte dos bombeiros. “Há momentos, por força de limitação do serviço médico de ambulâncias, que não podemos atender”, disse, citando como exemplo o último sábado, quando em 12 horas foram 22 ocorrências.
O vereador Jaime Negherbon agradeceu as explicações de Farias e disse que conversou com Benetton e que ele ficou de vir assim que acabar a gripe A. O presidente da Câmara, Jean Leutprecht (PC do B), disse que houve comentários da imprensa questionando a não vinda do Samu, mas reforçou que o trabalho dos bombeiros é reconhecido pela população jaraguaense e tem todo o seu apoio, por isso a ideia de trazer as duas entidades para deixar claro qual é a função de quem.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP