Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

[b]Atleta Ivanildo Souza Pinto e demais profissionais da educação física são homenageados em sessão especial Presidente Jean lembra que apresentou, com vereadora Natália, projeto que institui a Semana Municipal do Profissional da Educação Física Presidente de conselho estadual enfatiza importância da regulamentação profissional[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d13-20c2-3525.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d13-2096-5923.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d13-2076-7dd8.jpg[/img]
“Valorizem o profissional de educação física”. Esta foi a principal mensagem deixada pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC) e vice-presidente da Associação dos Conselhos Profissionais de SC, Marino Tessari, aos vereadores, demais profissionais e ao público que assistia a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul de terça-feira (8 de setembro).
Duas homenagens simultâneas a profissionais do segmento ocorreram na sessão. A primeira, sugerida pelo vereador Ademar Possamai (DEM), enalteceu a carreira bem-sucedida do atleta Ivanildo de Souza Pinto. A segunda, sugerida pelos vereadores e profissionais da educação física, o presidente da Casa Jean Carlo Leutprecht (PC do B), e a professora Natália Lúcia Petry (PSB), foi uma forma de reconhecimento a esta categoria, cuja profissão foi regulamentada há 11 anos. Em SC, o conselho está completando dez anos.
Além da presença de Tessari, os vereadores também entregaram placas e flores para o professor Aldomiro Versino de Borba, o popular Miro, que apareceu vestido “a caráter” (de agasalho), vindo diretamente da sala de aula. A prefeita Cecília Konell não compareceu, mas enviou como representante o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Mário Porfírio Feltrin.
Ao enfatizar sua preocupação com os rumos da profissão, o presidente Jean lembrou ainda que na sessão de quinta-feira passada foi aprovado em primeira votação o projeto de lei ordinária nº 157/2009, de autoria dele e da vereadora Natália, que institui a Semana Municipal do Profissional de Educação Física.
Segundo a minuta do projeto, o artigo 1º estabelece que a semana deve ser comemorada anualmente, na primeira semana do mês de setembro, tendo o dia 1º como o principal, e que a data deverá constar no calendário oficial do município.
O objetivo, argumentam os vereadores, é conscientizar para a importância da prática de atividades físicas e/ou desportivas regularmente, de forma sistematizada e orientada por profissional de educação física; além de contribuir para a valorização dos profissionais. O projeto deve ir à segunda votação na sessão desta quinta-feira (10 de setembro).

[b]A SUPERAÇÃO E A FORÇA INVEJÁVEL[/b]

“Nosso homenageado é um grande campeão”, enfatizou o vereador Ademar Possamai, antes de apresentar um vídeo sobre a trajetória bem-sucedida do atleta Ivanildo de Souza Pinto, que recentemente voltou de competição na Finlândia, onde representou o País. O atleta acabou competindo lesionado em provas com barreiras, mas diz que o fez pensando no Brasil, nos patrocinadores e no município que representava. “Corri por vocês, mesmo lesionado”, declarou emocionado.
Apesar deste contratempo na Finlândia, Ivanildo exige um físico invejável aos 54 anos. E ele sabe disso. Tanto que aproveitou para agradecer a Deus pelo físico privilegiado, que o faz driblar as dificuldades do tempo e do envelhecimento e continuar colecionando títulos e medalhas e estimulando o surgimento de novos atletas. Ele estendeu a homenagem ao atletismo de Jaraguá do Sul, “que tem buscado galgar degraus para o desenvolvimento do município”.

[b]O CRESCIMENTO VERTIGINOSO DA PROFISSÃO[/b]

“Foi uma luta árdua. Nos orgulhamos muito da nossa profissão”, enfatizou Marino Tessari, ao destacar sua satisfação em encontrar um ex-aluno seu da Udesc e integrante do conselho na presidência da Câmara jaraguaense. Coincidentemente, Tessari lembrou que a ex-presidente Casa Maristela Menel também é sua ex-aluna. Além dos vereadores, a Câmara tem em seus quadros quatro funcionários ligados à profissão.
Para Tessari, são momentos como estes que dão motivação para trabalhar. Lembrou da luta árdua pela organização do conselho, há dez anos, que precisava reunir pelo menos 2 mil profissionais. E hoje, só tem a comemorar o crescimento vertiginoso da profissão e a organização da mesma ao divulgar as atribuições e competências dos profissionais de educação física e a prestação de atendimento mais qualificado na formação integral do ser humano.
Se identificando como um obcecado pela valorização da profissão, Tessari salienta que hoje não basta ser um ex-praticante, mas precisa se acoplar conhecimentos técnicos, científicos e éticos. “Temos que evoluir cada vez mais, a educação física precisa ser reconhecida pela sociedade como uma promotora da qualidade de vida, com que precisamos estar comprometidos”, destacou, enfatizando que aos profissionais o que pede é um trabalho sério e de qualidade.
“Precisamos criar políticas públicas de Estado e não de governo, para não se perderem com as trocas de mandatos. O grande desafio no Brasil é a educação, onde o esporte e a educação física estão atrelados. Vamos diminuir muito os problemas de saúde”, finalizou.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP