Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NATÁLIA MOSTRA A FORÇA DA MULHER NO PODER LEGISLATIVO

[b]A única vereadora de Jaraguá do Sul é conduzida por unanimidade para a presidência da mesa diretora da Câmara em 2010 Lorival Demathê (PMDB) assume a vice-presidência, Francisco Alves a secretaria e Amarildo Sarti a segunda secretaria da mesa A eleição reforça que o compromisso assumido pelo grupo de vereadores em dezembro de 2008 é pra valer[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a3-b842-dc79.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a3-b829-9608.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a3-b7fe-065d.jpg[/img]

A força das mulheres no Legislativo foi exaltada por diversos vereadores que garantiram a condução de maneira unânime da vereadora e professora Natália Lúcia Petry (PSB) à presidência da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul para o ano de 2010. A eleição da nova mesa diretora foi realizada na última sessão ordinária do ano,a nesta quinta-feira, 17 de dezembro de 2009, no horàs 19 horas. Também por unanimidade foram eleitos o vereador Lorival Dionísio Demathê (PMDB) como vice-presidente, Francisco Valdecir Alves (PT) como secretário e Amarildo Sarti (PV) como segundo secretário. Eles assumem automaticamente as funções a partir do dia 1º de janeiro de 2010.
Emocionada, a vereadora destacou os nomes do filho Vinicius e da mãe, Daura, além de familiares e amigos que acompanharam atentos à votação e todo o processo eleitoral, sem esquecer o pai falecido e as perdas recentes e trágicas da família, como o cunhado Jairo e a sobrinha Jaqueline. Ela também lembrou que o resultado da eleição reflete um acordo feito no início da atual legislatura e se comprometeu em promover modernização na estrutura administrativa e dar mais visibilidade para os atos do poder Legislativo, que neste ano foi conduzido pelo vereador Jean Carlo Leutprecht (PC do B).
Justino, que deixou a secretaria da Casa, lembrou também o acordo baseado na ética na política e a disposição de derrubar estigmas de que político não presta e é corrupto. “Temos que ter ética, porque a sociedade nos elegeu e quer homens comprometidos. Através de um voto somos eleitos e através de um voto somos não eleitos”. Lembrou o papel importante das cobranças e questionamentos feitos pela imprensa, acompanhando o clamor social e popular que, segundo ele, com a nova mesa diretora reafirma o poder da esquerda. “É importante que a classe política esteja interagindo com a comunidade que nos elege”.
O líder do governo na Câmara, o vereador Ademar Possamai (DEM), desejou que os eleitos possam ter trabalho tão bom ou melhor ainda do que já foi feito, “para que os trabalhos sejam cada vez melhores”. Ele destacou a demonstração de harmonia na Casa. Agradeceu à atual mesa diretora e aos demais vereadores, além de apontar que as divergências têm que ser no campo de ideias e não pessoal.
“Em alguns momentos temos que lidar com conflitos políticos, pessoais e partidários”, refletiu. Também lembrou a necessidade de melhorias na parte física, em especial no sistema de som e de votação eletrônica do plenário. E em nome da prefeita Cecília Konell parabenizou a nova mesa e agradeceu ao empenho para aprovação de tantos projetos enviados em regime de urgência ou com prazos apertados.
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) também parabenizou a nova mesa diretora e agradeceu aos que deixam o cargo. “Em nome da bancada do PMDB, quero dizer que em 2010 teremos duas mulheres mandando em Jaraguá do Sul, tanto no Legislativo como no Executivo. Tomara que as mulheres agora façam a coisa acontecer”.

[b]COMPROMISSO ASSUMIDO E AGORA SELADO[/b]
O novo vice-presidente da Câmara, Lorival Dionísio Demathê, lembrou que a definição em torno do nome da presidente foi feita em 30 de dezembro de 2008, um acordo que foi fechado e agora selado, apesar de comentários e tentativas externas de desestabilizar o compromisso. “Quando me perguntavam em quem votaria, eu não citava nomes, mas reforçava que manteria o compromisso assumido”, destacou. Para os demais cargos, esclareceu Demathê, apesar de não haver acordo fechado, ele disse que naturalmente eles foram sendo moldados e acordados no decorrer do ano.
O novo secretário, o atual líder da bancada do PT, Francisco Alves, agradeceu a todos pelo voto de confiança depositado. “Confesso que era um desejo meu, já anteriormente”. Ccomprometeu-se em manter sua posição firme em nome de um espaço democrático, onde a construção política e de uma sociedade se dá melhor quando há ideias diferenciadas, que precisam ser respeitadas. Desejou a todos um Feliz Natal, não apenas de festa, mas que o verdadeiro espírito natalino toque no coração dos homens, em nome de uma nova justiça social.
O novo segundo secretário da mesa diretora, Amarildo Sarti (PV), refletiu: “As palavras emocionam, mas os testemunhos arrasam”. E se orgulha de que o testemunho de manter acordo firmado em dezembro de 2008 é compromisso sério para consumar uma aliança política rumo ao que classificou como um novo porvir na política de Jaraguá do Sul. “Sou condescendente, e minha condescendência vai na prática da transformação para fazer uma política diferenciada, nobre e avassaladora para a cidade. Tenho só uma vontade, a vontade de buscar o diálogo, o mesmo diálogo que buscamos ontem (se dirigindo ao líder do governo) em relação à LOM, de fazer com que a sociedade tenha orgulho de todos nós. Nem todas as pessoas sabem o que queremos para a sociedade jaraguaense. Só tenho um medo, de a gente destruir ou sepultar o diálogo, a vergonha na cara e a capacidade de enxergar o que o povo quer”.
O atual presidente da mesa diretora, o primeiro desta legislatura, Jean Carlo Leutprecht (PC do B), cumprimentou seus companheiros de mesa, o atual vice-presidente Isair Moser (PR), o secretário Justino da Luz (PT) e o suplente Lorival Demathê. Como uma das últimas ações da mesa diretora, Jean pediu ao vice-presidente Isair Moser (foto) entregar para a vereadora o projeto para a construção da praça para a terceira idade que deve ser construída ao lado da Câmara.
Jean tinha intenção de inaugurar a praça ainda neste ano, mas como houve atraso na execução do projeto e não foi possível, ele pediu empenho da vereadora para a construção desta área de lazer, onde o espaço para as feiras livres também será preservado.
Por fim, Jean agradeceu a todos os vereadores, aos funcionários da Casa e assessores, destacando a harmonia e o respeito entre os vereadores e os poderes. Lembrou a série de mudanças que conseguiu implementar, como as reformas física e administrativa, a criação da Ouvidoria, os trabalhos das comissões, o primeiro PPA Participativo do Brasil promovido por uma Câmara, as sessões itinerantes, as audiências públicas, o estudo da LOM, bem como lembrou do regimento interno, que deve ser reformulado no próximo ano.
“A unanimidade é burra quando não é discutida”, destacou o presidente, enfatizando a maturidade política e a participação do líder de governo nas negociações de determinadas questões. Por fim, anunciou sessões extras para segunda e terça-feira, quando devem ser votados projetos importantes.

[b]Discurso da nova presidente Natália Lúcia Petry[/b]

[i]Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Assessores e Funcionários desta Casa, Imprensa, Munícipes presentes e aos que nos assistem através da TV Câmara.
Cumprimento minha mãe Sra Daura e meu filho Vinicius e em seus nomes cumprimento toda minha família e amigos.
Senhores Vereadores, obrigada pelo voto de confiança depositado na minha pessoa nesta noite, como também nas pessoas dos Vereadores Loli Demathê, Francisco Alves e Amarildo Sarti, integrantes da mesa diretora.
Honrando desta forma o compromisso assumido anteriormente.
Compromisso este que levou o vereador Jean Carlo Leuprecht a ser o presidente em 2009, esta vereadora em 2010 e que deverão conduzir igualmente o vereador Jaime Negherbon em 2011 e o vereador Francisco Alves em 2012.
Num momento em que muitos políticos estão desacreditados, cumprir um acordo faz com que nossos eleitores dêem credibilidade às nossas ações no Legislativo.
No comando desta Casa, trabalharemos com muita responsabilidade, ética e transparência.
Faremos todo esforço para darmos continuidade ao projeto planejado pelos nobres vereadores para os 4 anos de legislatura.

Continuaremos, realizando nossas ações de acordo com o compromisso assumido por este grupo no início de 2009 e que foi muito bem conduzido durante este ano pelo Presidente Jean Carlo Leutprecht e pela Mesa Diretora nas pessoas dos Vereadores Isair Moser, Justino da Luz e Lourival Dionisio Demathê, apoiados pelos demais vereadores.

O Poder Legislativo municipal possui tríplice função que a Constituição Federal lhe cometeu (art. 31, da CF/88), a saber, a função legislativa, a função representativa e a função fiscalizadora. Daí, a fiscalização dos atos do Poder Executivo pelo Legislativo traduz missão inerente à própria essência do Parlamento.

Aqui, no Legislativo, cabe-nos mediar o tempo e o anseio do povo e do Município, para que sejam debatidos, desenhados e votados com responsabilidade, clareza e ética os projetos que devem contribuir para melhorar as condições de vida da comunidade jaraguaense.

Nesta presidência, a Câmara continuará compromissada com o trabalho transparente e competente em relação à apreciação das propostas enviadas pelo Executivo Municipal e pelos pares desta casa.

As mudanças ocorridas na organização administrativa da Câmara de Vereadores, também serão respeitadas e aperfeiçoadas sempre que necessário, porque todos nós temos consciência de que a eficiência dos trabalhos desta casa reflete diretamente na qualidade de vida do povo jaraguaense.

O compromisso assumido por esta legislatura com a comunidade, através da realização das sessões itinerantes, bem como dos trabalhos da ouvidoria da Câmara será mantido, temos consciência do quanto estas ações são importantes, pois aproximam os jaraguaenses do Poder Legislativo.

Teremos novos desafios para os próximos anos vereadores Jaime e Francisco: modernizarmos a atual estrutura da Câmara de Vereadores.
Dar uma nova dinâmica ao Projeto Luz Câmara Ação, aproximando o Poder Legislativo dos alunos do Ensino Médio e iniciarmos o projeto para a construção de uma nova sede para esta Casa de Leis.

É dever do Presidente da Câmara, defender os interesses de todos os membros desta Casa, de sua imagem, de seu ofício, de suas atividades, assim, respeitada a legalidade e a constitucionalidade dos atos, será feito para que as ações sejam desempenhadas com maior eficácia e harmonia.

Estaremos sempre atentos para que as ações aqui desenvolvidas sejam devidamente compreendidas tanto pelos demais Poderes, quanto pela mídia e principalmente pela população, para que a Câmara Municipal esteja cada vez mais próxima de todos.

O gabinete da Presidência estará sempre com as portas abertas a todos os membros da Mesa e a todos os Senhores Vereadores, para o debate franco e objetivo sobre os destinos da Casa, pois a função que agora começamos a exercer juntos exige o diálogo e a compreensão e precisa de todos os pontos de vista sobre todas as matérias que aqui serão tratadas democraticamente.

Por fim, gostaria novamente de agradecer a confiança depositada e de solicitar o apoio de todos.
Peço licença, para agradecer em especial a minha familia que é meu porto seguro, em nome da minha mãe Sr. Daura e do meu filho Vinicius…
Quero prestar uma homenagem de gratidão aos aqui presentes e aos que já partiram…, porque eles continuam vivos em meu (nosso) coração (ões). Muito obrigada.
Que todos façamos um excelente trabalho em 2010 e que Deus nos ilumine.
Boas Festas! Boa Noite a todos![/i]

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP