Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MORADORES DO JOÃO PESSOA SE MOBILIZAM POR ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

[b]Vereador José Osorio de Avila intermediou a entrega de abaixo-assinado para o secretário regional Lio Tironi Prefeitura estaria disposta doar terreno de 12 mil metros quadrados para construção de colégio e mais complexo esportivo[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bd4b061c-609b-b131.jpg[/img]

O vereador José Osorio de Avila (DEM) e o líder comunitário Adão Cordeiro, do bairro João Pessoa, entregaram ao secretário de Desenvolvimento Regional Lio Tironi um abaixo-assinado com cerca de 400 assinaturas de moradores pedindo a construção de uma escola estadual de ensino médio com um complexo desportivo no bairro.
A construção da escola é considerada uma das prioridades para centenas de jovens que ao ingressarem no ensino médio precisam se deslocar para outros bairros, o centro da cidade ou até mesmo outro município para concluírem seus estudos.
A entrega da documentação, realizada na sede da SDR no dia 13 último, foi resultado de um encontro realizado na comunidade no dia 5 de dezembro do ano passado, quando estiveram reunidos o vereador, o secretário Tironi, representante da Secretaria de Educação do município e moradores. Segundo José Osorio, as perspectivas de construir a escola são grandes e o secretário acenou positivamente.
“Talvez não saia ainda neste ano, por causa da burocracia que envolve o desenvolvimento do projeto, mas ela deve entrar no orçamento do próximo ano”, espera o vereador, que já levou o pedido também ao conhecimento do secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer.
Segundo Adão, quando o vereador tomou conhecimento da carência do bairro levou o assunto ao conhecimento da prefeita Cecília Konell, que manifestou intenção de doar o terreno com área de 12 mil metros quadrados ao lado da creche Cecília Karsten. O vereador também apresentou a indicação de nº 880/2009 na Câmara de Jaraguá do Sul, aprovada pelos demais vereadores, sugerindo que a prefeita doe o terreno.
Cordeiro disse que em anexo ao abaixo-assinado enviou uma série de dados estatísticos que comprovam a necessidade da escola, também reivindicada pelos moradores na reunião do PPA Participativo realizado no bairro. “Olhe nossa situação. A escola mais próxima é a Miguel Couto, que fica em Schroeder, e está a 3 quilômetros, mas eles têm que dar prioridade para os alunos da cidade”, reflete Adão.
Em Jaraguá do Sul, as mais próximas são as escolas Elza Granzotto, no bairro Santa Luzia, e que fica a cerca de 10 km do bairro João Pessoa, a Heleodoro Borges, também a 10 km, e a Abdon Batista, a 15 km. “Muitos acabam desistindo porque não têm condições de absorver mais esta despesa com transporte, sem falar no tempo que perdem tendo que conciliar trabalho e estudo”, reforça Adão.

Jornalista responsável: Rosana R. Ritta