vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

90 anos do PC do B

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

No dia 25 de março, o PC do B (Partido Comunista do Brasil) comemorou 90 anos de fundação. Desde o início da semana, eventos em todo o país festejam quase um século de atuação.

O vereador Jean Leutprecht homenageou, em sessão solene, os companheiros de partido nesta quinta-feira, 29. Ele apresentou um vídeo institucional da sigla em comemoração à data. Leutprecht relembrou a história de fundação do partido.

Em 1922, em Niterói, no Rio de Janeiro, nove delegados representando 70 militantes, espalhados por oito núcleos, de Porto Alegre a Recife, deram início ao PC do B. Vale lembrar que essa é a primeira vez que um partido político brasileiro completa 90 anos. Em outros países, inclusive da América Latina, há poucos partidos com mais de cem anos. O vereador lembrou que das nove décadas de partido, seis foram na ilegalidade, devido às ditaduras que o país viveu e que centraram seu ataque contra os comunistas. “Porém há na existência deste partido de 90 anos, um valor que não pertence apenas aos comunistas. O exemplo de que é possível e necessário fazer política como uma práxis transformadora e nobre, mesmo quando o preço é tão alto como foi de 1922 até hoje”, ressaltou.

Leutprecht contextualizou a atual situação do partido. Segundo ele, hoje o partido faz parte do governo Dilma Rousseff, à frente do Ministério do Esporte. O PC do B possui no poder Executivo, 42 prefeitos e 66 vices. No Legislativo são dois senadores, 14 deputados federais, 18 deputados estaduais (sendo um deles em Santa Catarina, a deputada Ângela Albino) e conta com 608 vereadores (cinco em Santa Catarina).

Ao final, o vereador parabenizou todos os membros do partido e salientou a importância de cada vez mais, construir um país democrático e com mais liberdade. “Em nome deste valor, o nonagésimo aniversário do PC do B merece mais que os parabéns de praxe. Um partido com esta trajetória faz jus à admiração e apreço de todos os democratas”, encerrou.