Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VEREADORES VÃO COBRAR CALÚNIAS NA JUSTIÇA

[b]Revoltados por serem alvo de constantes ameaças e desrespeito por parte do secretário de Finanças e de Administração da Prefeitura, Ivo Konell, vereadores pedem providências à Casa Presidente Natália Lúcia Petry propôs reunião entre vereadores e a assessoria jurídica par saber que medidas devem ser tomadas em relação ao festival de calúnias e grosserias com que os vereadores são atingidos[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bb07337f-fb77-e12f.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bb07337f-fb37-5318.jpg[/img]

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul vai estudar que medidas judiciais vai tomar contra o secretário de Administração e de Finanças da Prefeitura, Ivo Konell, em função da série de agressões verbais que ele vem dirigindo aos vereadores, em especial por declarações por meio da imprensa.
A tomada de uma atitude coletiva por parte do Poder Legislativo foi cobrada pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (18 de março). O primeiro vereador a usar a tribuna para lamentar a situação foi Amarildo Sarti (PV). “Fico pensando se a prefeita sabe ou se é de autoria dela a maneira como ele se refere a alguns vereadores da Casa, especificamente os vereadores Jean Carlo Leutprecht (PC do B), Natália Petry (PSB), Isair Moser (PR) e este vereador, que foram secretários na administração passada. É um parlapatão, que fala de maneira odiosa e caluniosa”. Amarildo pediu à presidente que se tome atitudes, com um processo cível e criminal, “para que se possa tirar a limpo todas as declarações feitas injuriosamente a respeito da Casa”.
O vereador Isair Moser (PR) considera que as declarações do secretário Konell, veiculadas em uma rádio local, não podem nem ser consideradas uma entrevista, “mas um show de mentiras deslavadas”, em que citou o nome do vereador. “De certa forma, até fico contente em saber que ele fala mal, pois ter o nome vinculado a esta administração é vexatório. Que moral ele tem para falar mal deste vereador?”, questionou, lembrando que o secretário em questão é alvo de inúmeros processos e autua mediante liminar “à frente de uma administração incompetente, afundada em denúncias e mais denúncias, sem falar na prática escandalosa do nepotismo”.
Moser destacou que querendo ou não tal secretário, ele na condição de vereador vai continuar fiscalizando todos os atos desta administração, pois é função do vereador fiscalizar as ações do Executivo e denunciar irregularidades. Conclui que faz questão de apurar todas as denúncias que chegam ao seu conhecimento, e que não são poucas.
O vereador Jean Carlo Leutprecht (PC do B) também alertou: “Eles que parem de ameaçar, estamos aqui porque o povo nos escolheu, não é o caso dele, que foi escolhido pela esposa. Temos oito votos de oposição, que até o momento fez um trabalho transparente e sério”. Por fim, Jean pediu que a Casa tome providências, pois é vergonhosa a situação.
Ele dirigiu-se ao líder do governo na Câmara, Ademar Possamai (DEM), que é uma pessoa inteligente e coerente, solicitando que como líder tome posição em relação à prefeita, e a alerte que provavelmente algumas pessoas estão falando por ela. “Estamos numa situação vexatória”. Jean reiterou a importância de a Casa tomar posicionamento em relação a estas declarações, enfatizando que os vereadores nunca usaram a tribuna para denegrir a imagem de alguma pessoa.

[b]DECLARAÇÕES DESELEGANTES SE TORNARAM CORRIQUEIRAS[/b]

A presidente da Câmara, vereadora Natália Lúcia Petry, apontada como um dos alvos preferidos do secretário Konell, disse que com certeza a Casa tomará providências em relação a estas questões. Ela recordou que já usou a tribuna para falar sobre as declaraçeõs deselegantes. “Ele tem achincalhado a Câmara e os vereadores, que são fiscalizadores e representantes do povo”, lamentou.
A vereadora recordou que na noite de quarta-feira, em reunião com os moradores dos bairros Águas Claras, Boa Vista e Ilha da Figueira, promovida por ela e o vereador Francisco Alves (PT), para a qual foram convidados a prefeita e todos os secretários municipais, quando chegou a vez de Konell falar sobre as ações já realizadas, os projetos para o futuro e planos para os bairros em questão, ao invés de se concentrar na pauta e responder objetivamente os questionamentos, reclamou dos vereadores e mentiu dizendo que sempre precisa vir à Câmara para negociar todos os projetos. Também disse que a prefeita não age porque fica o tempo todo se defendendo das acusações dos vereadores. E também reclamou dos pedidos de informações, um instrumento legal que a Câmara usa para esclarecer as dúvidas e para conhecer melhor determinadas ações.
“Não respondemos porque não era este o foco da reunião, e por isso procuramos convergir em relação à pauta, mas a comunidade ficou chateada. Ainda hoje recebi inúmeras declarações sobre a baixaria que a Prefeitura fez. Eles não entenderam qual era o encaminhamento”, destacou.
A vereadora disse que ficou muito agradecida pela participação maciça dos demais secretários e da prefeita, “mas quando ele abre a boca estraga tudo”. É do conhecimento de Natália que Konell já havia dado entrevistas ofendendo os vereadores e ela mesma já tinha anunciado que entraria com ação na Justiça. “Não podemos, na condição de um poder sério, ser abordados de forma desrespeitosa por uma pessoa que se acha o dono de Jaraguá do Sul”.
Ela propôs que os 11 vereadores se reúnem e façam um encaminhamento em relação às atitudes desrespeitosas. “Este momento será feito com todos os vereadores e a assessoria jurídica”, destacou. Jean reafirmou seu posicionamento, dizendo que no ano passado, como presidente, fez mediação, mas na condição de vereador de oposição promete uma oposição coerente e séria. “Espero que todos os vereadores mantenham o posicionamento e a seriedade”.
O vereador Justino Pereira da Luz (PT) entende que uma cidade que representa mais de 140 mil habitantes está ansiosa para ver as obras primordiais acontecerem. Para mostrar como o secretário está equivocado quando diz que os vereadores estão atrasando seu trabalho, ele lembrou que 99% dos projetos de autoria da Prefeitura foram aprovados na Casa. Em alguns casos, até mesmo agilizando a votação de alguns. Concorda que há lei que deve ser respeitada e seguida, referente ao nepotismo, e apelou para que o MP também deixe de ser omisso e comece a trabalhar.
O vereador Ademar Possamai (DEM) disse que foi pego de surpresa com o assunto e que foi a primeira vez que escutou, disse que não tem procuração para falar em nome do secretário e da prefeita. Disse que de fato o que estranha e o deixa chateado é quando vê uma prática comum de se conversar e ofender através da imprensa, e não considera este o caminho adequado.
Neste sentido diz que tem desagrada quando os encaminhamentos fogem da prática do bom senso que norteia a vida das pessoas. Disse que vai tomar ciência um pouco melhor deste assunto, mas não tem nenhuma manifestação para fazer.

[b]VEREADORES ACUSADOS DE ATRAPALHAREM GESTÃO VEXATÓRIA[/b]

O vereador Francisco Valdecir Alves (PT) agradeceu a presença dos vereadores, do Poder Executivo e da comunidade que prestigiou a reunião do bairro, bem como à diretora da escola Lilia Ayroso Oeschler, que emprestou o ambiente. Porém, lamentou a maneira como o secretário se posicionou, com críticas ao governo federal, aos vereadores, dizendo que só atrapalham. E reiterou o que disse em outro momento, que se preciso vai votar contra, afinal faz parte de um partido de oposição, e também tem posição.
“Sabemos bem o que foi falado, de maneira ordeira e respeitosa, fizemos tudo da forma mais pacífica possível. Se o Executivo vai bem, o Legislativo vai bem e a comunidade atendida vai bem. Agora dizer que os vereadores só atrapalham. Se não tivesse ocorrido nada diferente, com certeza não haveria pedido de informação”, ponderou, para logo mais destacar que respeita e quer fazer respeitar cada um dos votos que obteve. O vereador Justino citou importantes recursos federais, que ultrapassam os R$ 25 milhões.
O vereador José Osorio de Avila (DEM) disse que também fica triste pelo clima de desentendimento, e defendeu que se respeite o povo de Jaraguá do Sul, pois é a comunidade que perde com isso tudo. Mas não pode concordar com a declaração de Isair Moser de que esta administração não fez nada até agora. “Se há desentendimento político tudo bem, mas dizer que não fez nada, isso não”.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP