Amarildo Sarti diz que a solução para vagas em creches é ampliar convênios

DSC06546Durante a sessão desta terça-feira, 29, o vereador  Amarildo Sarti reafirmou sua preocupação com a falta de vagas nos centros de educação infantil, conhecidos como creches. De acordo com o parlamentar, falta em média 900 vagas para crianças de 0 a 5 anos.

O parlamentar apresentou um projeto para que a Prefeitura supra a demanda da falta de vagas públicas comprando-as na rede privada. “Se não conseguir investir, compre vagas nas creches particulares, porque vai sair mais barato”, falou Sarti. Ele explicou que a Prefeitura investe em média mais de R$ 700,00 por criança em período integral na Educação Infantil e no caso da compra de vagas nos Centros de Educação Infantil particulares, entidades de utilidade pública,  filantrópicas, o valor estimado por vaga, seria de no máximo R$ 580,00 para período integral e R$ 395,00 para meio período. Economiza em média R$ 120,00 por criança, gerando uma economia R$1.296.000,00 por ano. “Com tal economia poderemos construir novos Centros de Educação Infantil, aumentando em média 200 novas vagas por unidade educacional”, disse.

O vereador defende a compra de vagas porque entende que os projetos de ampliação e construção de novos centros, além de serem de médio e longo prazo, não atenderão à demanda, sem falar que exigem uma série de altos investimentos. Ele disse que a compra de vagas, como sugeriu, já é praticada em diversos outros países e é bem-sucedida. “Se não for esta a melhor solução, outras precisam ser estudadas urgente”, convocou.