Aniversário de emancipação é celebrado na Câmara

DSC04978Os 80 anos desde a emancipação política administrativa do município de Jaraguá do Sul foram comemorados na noite de ontem, 25, durante sessão solene na Câmara Municipal. Neste ano, para marcar a data, foram homenageados ex-prefeitos que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Eles foram representados pelo ex-líder do Executivo Eugênio Strebe. Foram homenageados também aqueles que atuam no segmento rural do município.

Eugênio Strebe nasceu em Jaraguá do Sul e atuou em diversas áreas como professor primário, contador, professor na Escola Técnica de Comércio São Luís, Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Distritos Industriais de Santa Catarina. Na vida pública destacam-se suas atuações como vereador na legislatura que compreende os anos de 1970 a 1973, prefeito em exercício em maio de 1972 e prefeito eleito de Jaraguá do Sul no período de 1973 a 1977.

Strebe foi um dos fundadores do Grêmio Esportivo Cruz de Malta, do Grêmio Esportivo Juventus e da Associação dos Deficientes Audiovisuais de Jaraguá do Sul. Eugênio Strebe também instituiu o Hino Municipal em 1975 e promoveu a festa do Centenário de Colonização de Jaraguá do Sul, no ano de 1976.

Eugênio Strebe agradeceu a homenagem e lembrou-se de sua trajetória como prefeito. “Fui eleito pelo povo para conduzir essa cidade que nasceu no ruralismo e na pecuária, mas que se tornou potencialmente industrial”, comentou.

Foram homenageados ainda os doze produtores que fundaram o Sindicato Rural. Eles foram os responsáveis por desenvolvimentos na área agrícola, base da economia jaraguaense logo após a colonização. São eles: Arnoldo Grützmacher, Cerino Dana, Edgar Hornburg, atual presidente da entidade, Egon Buttendörff, Gerhart Strelow, Harold Georg, Ingoberto Krause, Ireneu Hoffmann, Kunibert Klein, Norberto Schuster, Roland Klebber e Verdemar Cattoni.

O prefeito Dieter Janssen participou da solenidade e comentou a necessidade de entendermos a história do município para respeitá-la. “Os mais jovens desconhecem, por exemplo, que os mantimentos eram transportados por carroças em nossa cidade”, afirmou.“Precisamos conhecer nosso passado para vivermos bem o presente e projetarmos sabiamente o futuro”, emendou.

A vereadora Natália Lúcia Petry, proponente da lei que institui a homenagem, discursou em nome do Poder Legislativo jaraguaense. “Infelizmente seria impossível, numa ocasião como essa, homenagearmos todos os cidadãos que fizeram de Jaraguá do Sul o que ela é hoje”, comentou Natália. “Porém, gostaria de estender essa homenagem a todos os operários das nossas indústrias, aos auxiliares de serviços gerais, aos garis, aos enfermeiros, bombeiros, policiais, médicos, funcionários públicos, engenheiros, arquitetos, advogados, e, de maneira especial, aos professores que respondem pela formação de todas as outras profissões”, completou.

A sessão solene de homenagem aos 80 anos da emancipação política de Jaraguá do Sul contou com a participação de músicos e professores cedidos pela Sociedade Cultura Artística – SCAR. O Hino Nacional foi executado por Augusto Grunsmaker no violoncelo, Kairo Kanzler no violino e Rene dos Santos no violão.