Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprovadas as diretrizes orçamentárias para 2012

COMPARTILHE

vereador Ademar Possamai (DEM)
vereador Ademar Possamai (DEM)

Os vereadores aprovaram, de forma unânime, o projeto de lei do Executivo que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2012. A primeira votação ocorreu nesta terça-feira, 5, em sessão extraordinária, uma vez que a matéria deve ser apreciada com exclusividade. O texto volta ao plenário para segunda votação antes de ser encaminhado para a Prefeitura.

Líder de governo, o vereador Ademar Possamai comentou que nos orçamentos de 2010 e 2011 os valores das receitas projetadas para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) permaneciam iguais na LOA (Lei Orçamentária Anual). E que, como a LDO é elaborada em março, enquanto a LOA somente em agosto, são comuns os ajustes na peça orçamentária, originando os remanejamentos de recursos. “A realidade é diferente do momento em que se fez a lei de diretrizes. Mas é importante quando o município é superavitário em relação à previsão das diretrizes”, explicou.

Possamai também informou que o cálculo das metas foi realizado considerando as bases de crescimento para 2012, na faixa de 4,5% para o PIB e a média da inflação, de 6,25% na taxa real de juros, 1,8 reais do câmbio e da Unidade Padrão do Município, projetada em 119,34 reais. Assim, informou, a previsão é de um orçamento consolidado bruto na faixa de R$ 456 milhões, levando também em consideração o crescimento da economia no país.

O vereador Justino da Luz defendeu a realização de audiências públicas para permitir a participação popular nas discussões sobre os projetos que definem as prioridades e os investimentos futuros. O líder de governo comentou que a LDO reflete uma discussão feita quando das audiências do PPA Participativo, promovidas pela Câmara em 2009. “Para efeito de metas, grande parte devem estar alinhadas com o PPA”, disse.