Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigo de Autoria do Vereador Arlindo Rincos

COMPARTILHE

DSC08710Suicídio: uma questão social  

Quero pedir a atenção da comunidade para tema delicado e que poucas pessoas se encorajam a falar. Porém, a abordagem é necessária, o fato está presente em nosso dia a dia e não como fugir da realidade que se apresenta quase silenciosamente: É crescente o número de suicídios em Jaraguá do Sul. Sei que o tema é delicado e na maioria das vezes, as pessoas não querem tocar no assunto e por vários motivos:

1 – Constrangimento em abordar um tema tão dolorido.

2 – Medo de não saber tocar no assunto que é extremamente delicado.

3 – Risco de ferir sentimentos ao abordar algo que – aparentemente – não teria (eu disse não teria) relação com o Poder Legislativo.

4 – Desconhecimento de causa e de como enfrentar algo tão grave e desconhecido da grande maioria – sim, porque tememos o desconhecido.

Tenho olhado com muita atenção os registros de suicídios em nosso município. Para que tenham uma ideia – organizações mundiais registram a média de 4 suicídios para cada 100 mil habitantes. Jaraguá do Sul – do que se tem conhecimento no dia de hoje – registra de 7 a 8 suicídios, ou seja, praticamente o dobro.

Estes números são extraoficiais, porque as pessoas evitam falar sobre os casos, o que é um erro. Peço que abordemos o assunto como uma questão social e que precisa da nossa atenção.Duvido que desconheçam de um caso de suicídio nos últimos dias, ainda que tenha sido de ouvir a notícia. Estou em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) em Jaraguá do Sul e na próxima semana vou trazer dados oficiais e outras informações acerca de tais acontecimentos em nosso município. O problema é grave, a situação é séria e precisamos buscar caminhos para estancar o percentual crescente.