Artigo: Dia do Técnico em Radiologia

DSC09831O técnico em radiologia é um profissional que atua em diversos segmentos da área da saúde. Dentre as suas atribuições, estão:

– A realização de exames radiográficos convencionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme.

– A preparação do paciente e do ambiente para exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, como: mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética e ultrassonografia.

– O acompanhamento da utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando e comunicando casos de reações adversas.

– E ainda, auxiliar procedimentos de medicina nuclear e radioterapia.

Nosso município conta hoje com inúmeros profissionais desta área, que atuam no Hospital São José, no Hospital Jaraguá e em outros centros de radiologia da cidade e da microrregião.

Em 2010, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou uma sessão solene em homenagem aos técnicos em radiologia em atuação no nosso município.

Naquela ocasião, a justa homenagem foi prestada por iniciativa do vereador José Osório de Ávila, hoje presidente desta Casa.

Neste ano, outras profissões foram escolhidas por nós vereadores para serem solenemente homenageadas.

Mas mesmo assim, não se poderia deixar passar em branco tão importante data.

Pelo trabalho árduo, incansável e de extrema relevância por vocês realizado em colaboração aos demais profissionais da área de saúde, a passagem do DIA DO TÉCNICO EM RADIOLOGIA, comemorado no Brasil em 8 de novembro, merece ser lembrado por esta Casa.

Parabéns técnicos em radiologia!

Vereador Jair Pedri