Artigo: R$ 10 milhões em infraestrutura

DSC09263O acelerado processo de urbanização que ocorreu nos últimos anos em Jaraguá resultou num expressivo aumento da população e, por consequência, na falta de planejamento prévio do espaço urbano que direcionou investimentos à setores exclusivos. Isso fez com que os problemas urbanos se multiplicassem, como a precariedade de áreas já ocupadas, que não têm, em menor ou maior grau, pavimentação, condições de acesso, redes de água e esgoto e energia elétrica, afetando, geralmente, de forma cumulativa nas áreas ocupadas pela população mais pobre.

A partir de um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan), foi identificado a necessidade de realização de obras emergenciais. Como o município encontra-se desprovido de valores para novos investimentos, a solução foi recorrer a uma linha de financiamento de R$ 10 milhões, através do programa Badesc Cidades II, os quais são indispensáveis para o desenvolvimento econômico e social do município, com a aplicação na infraestrutura do sistema viário, principalmente na construção de pontes e pontilhões, pavimentação e recapeamento asfáltico de diversas vias públicas, promovendo assim, por consequência, a melhoria da qualidade de vida da população.

Ressalta-se ainda que o déficit nas contas públicas municipais é de aproximadamente R$ 2,5 milhões do valor orçado pela Prefeitura. Inclusive, para manter o equilíbrio entre receitas e despesas até o final deste ano, o prefeito Dieter Janssen estabeleceu, via decreto, uma série de medidas que visam a contenção de despesas da atual administração municipal até o dia 31 de dezembro deste ano.

Embora exista a expectativa de um avanço significativo, os valores financiados ainda são insuficientes para atender as demandas e as necessidades sociais e econômicas dos cidadãos. Por fim, é importante salientar que, pensar estrategicamente todas as temáticas públicas citadas, de forma integrada, factível e participativa, muito além do “plano de governo”, significa propiciar aos jaraguaenses uma qualidade de vida mais adequada e de longo prazo: É preciso investir em infraestrutura, mas de forma planejada, integrada e abrangente!