Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiência discute tema acessibilidade

COMPARTILHE

DSC06484O vereador Arlindo Rincos convida a todos para participar da audiência pública “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”, que será realizada no dia 13 de agosto, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

A intenção do parlamentar é invocar a responsabilidade dos agentes públicos para manter as condições de acessibilidade tanto na iniciativa privada, quanto na pública. Também será abordada a necessidade de se implantar mecanismos fiscalizadores, responsabilizando os diversos agentes envolvidos neste processo, além de sugestionar a criação de instrumentos que possam auxiliar e orientar todos aqueles que, pelas mais diversas razões, tenham de interpretar e aplicar a legislação atual.

Segundo o resultado do último censo, realizado em 2010, Jaraguá do Sul possui grande índice de pessoas portadoras de necessidades especiais. Só relacionado à deficiência visual parcial baixa o relatório aponta 19.399 mil pessoas. Ao total, são aproximadamente 35 mil de munícipes que possuem algum tipo de deficiência, sejam visuais, auditivas, motoras ou mentais e que variam entre baixa, alta ou total. “Portanto, a discussão sobre as melhorias se faz necessária”, lembrou Arlindo Rincos.

Serão convidados para participar da discussão o secretário de Educação, Elson Cardozo, para falar sobre a acessibilidade nas escolas; o secretário de Planejamento, Ronis Bosse, para falar sobre a preparação do município com a acessibilidade; o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Paulo Mattos, que abordará o tema voltado para o comércio e indústria e o presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Parham Fard, que falará sobre as calçadas.

Também serão convidados representantes de instituições como a Apae (Associação de Pais Amigos dos Excepcionais), do Comped (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), da AADAV (Associação Assistencial dos Deficientes Auditivos Visuais), Ajadef (Associação Jaraguaense Deficientes Físicos), Associação de Surdos, além da Promotoria de Jaraguá do Sul.