Audiência Pública discute tema acessibilidade

DSC00880A Câmara de Vereadores realizou na quarta-feira, 13, a audiência pública referente à acessibilidade e mobilidade urbana, que teve a participação de entidades e também da comunidade, resultando no encaminhamento de sugestões para o Executivo.

Conforme o proponente da audiência, vereador Arlindo Rincos, o objetivo do encontro foi de formular ações para priorizar as necessidades, assim como incentivar o planejamento de forma contínua. “Por isso, é importante a presença de entidades representativas para que o objetivo de criar soluções destinadas à eliminação, redução ou superação de barreiras seja alcançado”, frisou.

O secretário de Urbanismo e Mobilidade, Ronis Roberto Bosse, expressou a satisfação em poder debater o assunto, que para ele é de extrema importância. “Acessibilidade trata-se da evolução da sociedade e da melhora da qualidade de vida, na qual lutamos constantemente”, destacou.

Representando o Conselho Fiscal da Associação Pais Amigos Excepcionais (Apae), Elisabete Andrade Siegel Barbosa, enalteceu que a entidade solicita a aprovação do projeto das calçadas, para que assim, os portadores de necessidades especiais possam ter uma melhor qualidade de vida. “A questão da acessibilidade em Jaraguá é muito precária, posso dizer que não existe acessibilidade aqui, mesmo com uma cidade desenvolvida como essa”, frisou.

Para o presidente do Instituto Jourdan, Benyamin Parham Fard, o planejamento é essencial para que a história não se perca, e que existem muitas melhorias a serem feitas no município. “Estamos aqui muito mais para ouvir a comunidade e a partir disso incluir as necessidades em nossos projetos”, afirmou.

Benyamin também destacou a importância o projeto das calçadas, que foi elaborado durante um ano em conjunto com a Comissão das Calçadas em busca das melhorias necessárias. O projeto foi aprovado pela comissão no dia 16 de julho e agora se encontra na Procuradoria do Município para, em breve, ser votado na Câmara.

A presença da comunidade também foi essencial durante a audiência. O munícipe Franklin Tadeu Hannemann teve seu posicionamento lido perante o público e os representantes. Em seu depoimento, Franklin pediu mais atenção para os portadores de necessidades especiais, que são pouco vistos trafegando nas ruas. Também destacou a questão da empregabilidade no município e o transporte coletivo. Solicitou melhorias para atender completamente as necessidades dessa população, que é de 35 mil pessoas, segundo o último Senso.

Como resultado das discussões, temas específicos foram elaborados para serem encaminhados aos órgãos competentes. Encaminhamentos ao Executivo:

• Inclusão por meio de parquinhos de acessibilidade;
  • Agilidade para aprovação do projeto das calçadas;
  • Acessibilidade nos órgãos públicos;
  • Criação de Conselho de Acessibilidade;
  • Melhorar a fiscalização nas vagas de estacionamento;
  • Melhorar o trabalho de conscientização sobre o tema no município.