Audiências encaminham soluções para crise na avicultura

foto Eugênio.jpg doisRepresentantes dos avicultores da região, liderados pelo vereador Eugênio Juraszek, estarão na terça-feira, dia 29 de outubro, em Florianópolis, para pedir a renegociação das dívidas dos produtores que superam R$ 3 milhões. Eles participarão de reuniões na Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e na Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca. O argumento é de que os produtores foram prejudicados com o fechamento da empresa Seara/ Mafrig em 2011 e que não será possível pagar os empréstimos que adquiriram para investir nos aviários.

No MDA em Santa Catarina, a comitiva será recebida pelo delegado federal, Jurandi Teodoro Gugel. Na sede do Governo do Estado tem agendada reunião com o secretário João Rodrigues. De acordo com Juraszek, eles pedem dois anos de carência e juros de 1 % ano, além do pagamento parcelado das dívidas.

Na tarde de ontem, 23, o parlamentar convidou pessoalmente autoridades políticas da região, como secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Massaranduba, Vilson Eichstadt. No município vizinho, 120 avicultores foram prejudicados com o fechamento da empresa e buscam alternativas para se manterem no campo. As granjas estão vazias desde quando a Seara fechou a filial de Jaraguá do Sul. “A situação desses produtores é crítica. Temos relatos preocupantes, de pessoas que correm o risco de perder seus bens por causa das dívidas”, afirma o vereador.