Cabos de telefonia e TV’S a cabo colocam população em risco – Por V. Natália Petry.

Cabos de telefonia e TV’S a cabo colocam população em risco

Fiquei estarrecida com a quantidade de fios pendurados nas ruas da cidade e fui procurar informações com o Gerente de Controle Patrimonial da Prefeitura, Joaquim Alberto Domingos para saber o que estava acontecendo e quais as providências que seriam tomadas a respeito do assunto.

Não se trata de um problema localizado, mas está presente em todos os bairros da cidade, colocando em risco a vida de ciclistas, motociclistas e pedestres.

Fui informada pelo Sr. Joaquim, que a Prefeitura está acompanhando o problema e já se manifestou nesse sentido, junto aso órgãos competentes, pois o problema tem sido ocasionado pelo cabeamento das operadoras de telefonia e TV a Cabo que compartilham os postes com a CELESC.

Segundo suas informações, a Anatel descobriu que é mais caro retirar a fiação existente do que colocar uma nova fiação. Assim, as operadoras estão colocando cada vez mais cabos, causando um excesso de peso, o que acaba fazendo com que os cabos comecem a ceder.

As informações que recebi do Sr. Sylvio Reibnitz, do Departamento de Telecomunicações e Automação da CELESC, dão conta de que já existe um projeto-piloto, implantado em São José, para reorganizar o uso compartilhado dos postes. Com base nos relatórios desse projeto-piloto, algumas ações serão tomadas em todo o estado.

Também recebi informações do Sr. Luiz Melro Neto, Gerente Regional da CELESC, afirmando que todas as empresas já foram notificadas e teriam o prazo até janeiro último para identificação dos cabos com lacres onde consta o nome da empresa. Após esse prazo, a CELESC estará contratando uma empresa terceirizada que será responsável pela fiscalização de toda a rede, identificando irregularidades e notificando as operadoras que descumprirem as normas.

O assunto também já está sendo tratado pelo PROCON, conforme nos informou seu Diretor, sr. Luis Fernando Almeida. O órgão já notificou as operadoras, dando um prazo para a solução do problema.
O fato é que essa prática que visa economia financeira para as operadoras, coloca em risco o cidadão jaraguaense que transita pelas calçadas da cidade.

Na sessão dessa quarta-feira (05), coloquei minha preocupação e solicitei à mesa diretora da Câmara que seja emitido um ofício para as operadoras, exigindo uma solução imediata para o problema, antes que ocorram acidentes.