Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara apresenta relatório de atividades do ano 2015

COMPARTILHE

Sessão Ordinária 053Com mais um ano legislativo concluído, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul divulga o relatório de atividades, que reúne dados e informações de 1º de janeiro a 21 de dezembro de 2015.
A mesa diretora, composta pela presidente Natália Lúcia Petry, vice-presidente Ademar Winter, 1º secretário Amarildo Sarti e 2º secretário João Fiamoncini, retirou da pauta projetos polêmicos, como o aumento do número de vereadores e a construção da nova sede para a Casa. Outro projeto que gerou discussão foi o abono de fim de ano para os funcionários da Câmara. Visando economia a decisão da Mesa foi a de não conceder o abono em 2015. Outro tema constante na pauta do legislativo é o concurso público. Para cumprir determinação Tribunal de Contas, o concurso foi realizado em 22 de novembro de 2015 e ofereceu 16 vagas em diversas áreas. 3457 pessoas se inscreveram para o processo.
Os legisladores realizaram 86 sessões ordinárias, três sessões solene, quatro itinerantes e quatro extraordinárias. As sessões solenes aconteceram nos dias 26 de março, 23 de julho e 12 de novembro. Elas foram realizadas em comemoração ao 81º Aniversário de Emancipação Política do município de Jaraguá do Sul, pela passagem do Dia da Colonização e para a entrega de Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito de Jaraguá do Sul. A sessão itinerante no dia 09 de julho foi realizada nas dependências do “Rancho do Tonin”, Bairro Rau e a do dia 06 de agosto na sede da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz – “Salão Barg”. Já no dia 03 de setembro, a sessão itinerante foi realizada nas dependências do salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos e no dia 1º de outubro a sessão aconteceu na sede da Comunidade Evangélica e Luterana de Três Rios do Norte.
Ao todo, 141 Projetos de Lei Ordinária provenientes do Executivo foram protocolados. Desses, 129 foram aprovados, sete restituídos e cinco seguem em trâmite e um foi rejeitado. Quanto aos Projetos de Lei Ordinária do legislativo, 79 foram protocolados. Desse total, 64 projetos foram aprovados, quatro arquivados, um rejeitado e três seguem em trâmite. Sobre os Projetos de Lei Complementar, 18 foram protocolados, 12 foram aprovados, dois restituídos, um rejeitado e quatro seguem em trâmite. Já sobre os Projetos de Resolução, 26 foram protocolados e promulgados. 12 Projetos de Decretos foram protocolados e promulgados.
Dos 39 requerimentos protocolados, 38 foram aprovados e somente um rejeitado. Das 575 indicações, 569 foram aprovadas e seis foram retiradas. Seis pedidos de informações foram protocolados e aprovados. Todas as 15 moções protocoladas foram aprovadas. 12 emendas foram aprovadas, três arquivadas e uma segue em trâmite. Um Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal foi protocolado e aprovado. Um veto foi protocolado e mantido.
Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal foram realizadas três audiências públicas com a Comissão de Finanças e Orçamento, vereadores e a comunidade em geral, para demonstração e avaliação do cumprimento de metas fiscais do Poder Executivo Municipal.
A primeira foi no dia 3 de março, com uma avaliação do 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2014. No dia 28 de maio foi realizada a prestação de contas e metas fiscais da Administração Fiscal referente ao 1º Quadrimestre de 2015 e última foi no dia 29 de setembro, para prestar contas e metas fiscais da Administração Municipal referente ao 2º quadrimestre de 2015. Três audiências também foram realizadas para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. No dia 24 de fevereiro a prestação de contas foi referente ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2014 e no dia 19 de maio a prestação foi sobre o 1º Quadrimestre do Exercício de 2015. A última reunião foi no dia 29 de setembro, para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao 2º Quadrimestre do Exercício de 2015.
Duas audiências públicas marcaram o ano de 2015. No dia 4 de março foi realizada audiência pública para discutir a respeito da entrega de correspondências feitas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Município e no dia 27 de outubro foi realizada audiência com a finalidade de propor a regulamentação do Fundo Municipal do Esporte.
Nessa primeira etapa de 2015, 22 convidados participaram das sessões da Casa de Leis e 19 participaram do espaço Tribuna Popular. Homenagens, como em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ao Dia Mundial das Micro e Pequenas empresas do Vale do Itapocu, ao dia do pedagogo, ao dia do professor, ao dia internacional da Consciência Negra e ao voluntariado foram realizadas.
Além de votações, indicações e homenagens, o Projeto Câmara.comVocê compõe as pautas das sessões. No dias 9 de junho, 7 de julho, 1º de setembro, 6 de outubro, 3 de novembro e 8 de dezembro os alunos de escolas públicas e privadas participaram das sessões ordinárias apresentando duas reivindicações.
Para 2016 serão realizadas audiências públicas sobre horário de passagem do trem por Jaraguá do Sul, a PEC do desarmamento, coordenada pelo deputado federal Peninha e sobre a área segurança escolar.