Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova aquecimento de água por energia solar

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, 7, a obrigatoriedade da instalação de sistema de aquecimento da água por meio do aproveitamento da energia solar ou a gás. A exigência vale para as novas edificações do município, residenciais ou não.

O projeto proposto pelo vereador Ademar Possamai recebeu todos os votos possíveis, e ainda passa por segunda votação, amanhã, antes de ser encaminhado para o Executivo. Segundo ele, trata-se de uma obrigatoriedade, pois entende que se não houver imposição por lei, a iniciativa acaba não sendo adotada.

A intenção, explicou Possamai, é a preservação ambiental, uma vez que ainda se utiliza de meios agressivos para gerar energia, como através da queima de carvão ou óleo combustível. Outra vantagem, apontou, diz respeito a própria qualidade do aquecimento da água, que pode ter a temperatura controlada com mais eficácia em relação à elétrica no sistema é a gás ou por energia solar.

O vereador também informou que o projeto vem complementar uma lei municipal que trata da coleta da água da chuva, por meio de cisternas, para usos pontuais, que não exijam água tratada, como para lavação de calçadas e limpeza de vasos sanitários.

Os vereadores Justino da Luz e Francisco Alves elogiaram a iniciativa, destacando, entre as vantagens, a economia na conta de energia elétrica.