Câmara aprova implantação do Serviço de Atenção Domiciliar

DSC07625Os vereadores jaraguaenses aprovaram por unanimidade, durante a sessão de ontem, 22, o projeto de Lei nº 61/2014, que institui no Município, o Serviço de Atenção Domiciliar  (SAD), que será prestado Secretaria Municipal da Saúde do Município de Jaraguá do Sul. Pela matéria, o serviço será caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantias de continuidade e integrada às redes de atenção à saúde.

O vereador Pedro Garcia, líder de Governo, explicou que a finalidade é reorganizar os serviços das equipes multiprofissionais que prestam cuidado domiciliar na atenção básica ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência hospitalar; reduzir o período de permanência de usuários internados e ampliar a autonomia dos usuários. “Com isso vai sobrar mais leitos hospitalares”, disse Pedro Garcia. A vereadora Natália Lúcia Petry, ao justificar o seu voto favorável, se diz feliz por aprovar um projeto que irá humanizar a atenção básica.

O texto da matéria descreve que as equipes multiprofissionais de atenção domiciliar e de apoio serão compostas por médico, enfermeiros, fisioterapeuta, técnico/ auxiliar de enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionais, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, cirurgião dentista e fisioterapeuta. O número de equipes, o número de profissionais e sua jornada de trabalho serão definidos de acordo com a necessidade do serviço.