Vereador propõe a criação de guarda municipal

DSC06377A indicação que sugere ao Poder Executivo a criação, organização e estruturação de uma guarda municipal foi aprovada em plenário na sessão de ontem, 10. A concepção de uma guarda municipal em Jaraguá do Sul é tema levantado pelo vereador Jocimar Lima que vê a iniciativa como forma de aperfeiçoar a segurança pública no município.

Com o objetivo de apresentar ao Executivo uma minuta de projeto sobre o assunto, a indicação foi defendida por Jocimar na tribuna. O vereador citou Balneário Camburiú, cidade que visitou em setembro na busca de informações sobre a implantação de uma guarda municipal, como exemplo de que a ação pode funcionar também em Jaraguá do Sul. Na ocasião da visita, Jocimar contabilizou a realização de mais de 10 mil atendimentos efetuados pela guarda. Entre eles destacam-se o suporte ao cidadão, ao órgão público, ao trânsito, à Polícia Militar, perturbação do sossego, uso de entorpecentes, vandalismo, furto, roubo, posse de drogas, porte de armas, receptação de veículos, vias de fatos, disparo de alarmes, e outras.

Segundo o texto da minuta do projeto, a guarda municipal teria a função primordial de proteger os bens, serviços e instalações do Município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos, através do patrulhamento ostensivo e preventivo. A minuta afirma ainda que a vigilância de escolas, unidades de saúde, museus e demais prédios utilizados na prestação de serviços públicos, garantiria a promoção das condições necessárias para que a população possa usufruir desses ambientes com segurança.

Jocimar apontou a atual situação da praça ao lado do terminal urbano como uma das realidades que podem ser alteradas com a presença dos guardas municipais. “A praça, atualmente, é cenário de tráfico e uso de drogas. Com a guarda municipal poderemos reprimir essas condutas criminosas”, disse.

O presidente da Casa, José Osório de Ávila, defendeu a proposta da minuta e entende que esta é uma iniciativa de grande importância para a população jaraguaense. “É uma forma de deixarmos a comunidade mais amparada contra a criminalidade”, declarou.

A indicação agora será enviada ao Poder Executivo que é o responsável pela decisão de implementar a guarda municipal. O vereador Jocimar Lima está otimista quanto a avaliação da iniciativa pela prefeitura. “O prefeito Dieter Jansen irá analisar a minuta do projeto com muita atenção e perceberá a importância dele para a cidade”, afirmou.