Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova mudanças na lei do auxílio moradia

COMPARTILHE

O plenário da Câmara aprovou, na sessão de terça-feira, 1º, projeto do Executivo em regime de urgência alterando a lei que dispõe sobre a concessão de auxílio moradia às pessoas desabrigadas sem condições socioeconômicas de fixar nova residência em razão dos desastres causados pelas chuvas no município.  O projeto modifica o artigo 3º.

Ele substitui a exigência de laudo técnico pela Comissão Tripartite do Conselho Municipal de Defesa Civil, relativo aos imóveis danificados, pelo termo de interdição, expedido pela Defesa Civil Municipal. Segundo o líder de governo, Ademar Possamai (DEM), a mudança vai facilitar o processo de concessão do benefício, uma vez que a emissão de um lado é mais dificultosa e demorada.

Outra mudança na lei é a exigência de que nenhum integrante da família beneficiária possua outro imóvel. “O próprio conselho identificou isso como falha no projeto anterior”, disse Possamai.

Vereador Ademar Possamai (DEM)
Vereador Ademar Possamai (DEM)

Além disso, a concessão do benefício fica alterada para famílias com renda de até cinco salários mínimos. No projeto original, o Executivo propunha renda máxima de quatro salários mínimos, mas, através de emenda dos vereadores, a lei havia sido sancionada com seis salários.

O vereador Justino da Luz (PT) se manifestou favorável, mas cobrou da administração a possibilidade de ampliar o benefício. “Haverá reclamações por parte da comunidade, mas não podemos travar este processo”, disse, justificando o voto favorável. Jean Leutprecht (PC do B) comentou que a emenda proposta foi no sentido de atender a um maior número de famílias, “mas respeitamos a decisão do conselho”. Ele entende que a administração pode aplicar outras medidas para atender, de alguma foram, as famílias de renda maior que também sofreram perdas com as chuvas.