Câmara aprova projeto de denominação de Centro de Educação Infantil

DSC01179O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado no bairro Chico de Paulo, será batizado de Apolônia Sthäelin Junkes, falecida em 1992. A escolha da denominação foi uma homenagem proposta, através de projeto de Lei, pelo vereador Jeferson de Oliveira e aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira, 19.

Durante a Ordem do Dia, o vereador explicou que familiares da homenageada doaram a área para construção do CMEI e destacou seu importante papel nas ações comunitárias do bairro.  “Apolônia foi um exemplo de dignidade e amor ao próximo”, destacou o  parlamentar.

Histórico

Apolônia Junkes nasceu em São Pedro de Alcântara (SC), em 20 de outubro de 1916. Descendente de família alemã, ela atuou na agricultura com seu pai e 13 irmãos deste muito cedo. Após o falecimento de sua mãe, em conjunto com a família, mudaram para Jaraguá do Sul, na rua Joaquim Francisco de Paulo.

Casou com Bertoldo Junkes com quem teve 12 filhos que sustentaram com o trabalho na agricultura. Apolônia era uma pessoa distinta e muito procurada.  “Uma mulher de fé que ajudava muito a comunidade”, disse o vereador explicando que as pessoas a procuravam para ajudar na cura de seus filhos através de orações e massagens.

Muito prestativa, sempre que uma pessoa vinha a falecer. Em conjunto com seu esposo Bertoldo, disponibiliza para ajudar no funeral e manter a area do cemitério da comunidade limpa.

Anos depois fizeram a doação do terreno, em frente a sua casa, para a construção da primeira Escola do bairro.