Projeto de lei institui Dia Municipal do Outubro Rosa

DSC01711O projeto de lei que institui o “Dia Municipal do Outubro Rosa” foi aprovado na sessão de ontem, 1º de agosto. A matéria, de autoria de Wilson Bruch, suplente do PSBD que ocupou a função de vereador por 30 dias em 2013, descreve que a data deve ser comemorada anualmente no terceiro domingo de outubro. Como não ocupa a função atualmente, o vereador peessedebista Jair Pedri defendeu o projeto e lembrou a todos da necessidade da prevenção ao câncer de mama.

“Chamo atenção da sociedade para a necessidade do autoexame e do acompanhamento médico de uma das doenças que mais matam mulheres em todo o mundo”, observou o parlamentar. Jair enalteceu as ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer que realiza no mês de outubro diversas ações que busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnostico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Dados

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2011 foram diagnosticados quase 50 mil novos casos da doença. No mundo todo, uma mulher morre vítima de câncer de mama a cada 68 segundos. Seis mulheres brasileiras recebem o diagnóstico de câncer de mama por hora. No mundo, a casa 24 segundos surge um novo diagnóstico. Em 2012, na região sul, o câncer de mama é o que mais mata: 65 mortes a cada 100 mil mulheres. As principais causas da doença são: consumo habitual de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo, má alimentação e obesidade.