Câmara aprova R$ 600 mil para Instituto Jourdan

DSC07195O plenário da Câmara aprovou na sessão desta terça-feira, 13, projeto de Lei 57/2014, de autoria do Executivo, que abre crédito especial, no valor de R$ 600 mil, no orçamento da Fundação Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul – Instituto Jourdan. A matéria descreve que os recursos serão utilizados para suprir despesas com a reestruturação da mobilidade urbana, através da elaboração do Plano Municipal de Transporte Público Coletivo e do Plano de Mobilidade.

O líder de Governo, vereador Pedro Garcia, lembrou o plano é uma obrigatoriedade federal sob pena de suspensão de repasse de recursos federais para mobilidade. Também que envolve a realização de audiências públicas sobre a temática. “Um projeto importante para o crescimento ordenado de nosso município”, disse.

Já o vereador Jocimar de Lima, ao justificar o voto favorável, seguiu o discurso do vereador Ademar Winter e ratificou o compromisso de acompanhar a execução do projeto. Horas antes, na reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Ademar Winter solicitou a inclusão no projeto de Lei de ofício, encaminhado pela assessoria Jurídica do Instituto, em que descreve que a execução será de no máximo em dez meses. “Esse é o mesmo projeto apresentado no ano passado com um valor de R$ 1,1 milhão menor”, frisou Jocimar de Lima.

A proposta Legislativa descreve que o estudo será realizado em duas etapas. A primeira irá discutir o transporte coletivo e a segunda envolve a construção de um novo plano de mobilidade que inclui reestruturação de cliclovias, sistema e  circulação viária.