Câmara aprova R$ 615 mil para fins culturais

A importância do Fundo de Cultura para fomento das ações na área foi enaltecida pelos vereadores na discussão de projeto do Executivo que autoriza investimento da ordem de R$ 615 mil. Os recursos vão contemplar pessoas físicas e jurídicas que tiveram seus projetos culturais selecionados em concurso promovido pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. A proposta foi aprovada em votação única, recebendo os dez votos possíveis.

O vereador Justino da Luz lembrou que, após as cobranças dos parlamentares, a administração municipal encaminhou o projeto à Câmara no começo do ano, para ser desenvolvido ao longo de 2012. Natália Lúcia Petry complementou, lembrando que a administração antecipou o prazo de inscrições, aberto ainda em 2012, sob a alegação de que não poderia ser feito em 2012, por ser ano eleitoral.

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Para ela, fato que impediu a participação de diversas entidades, que não tiveram tempo hábil para efetuar as inscrições, uma vez que não tinham, à época, nem prestado contas do edital anterior.

O vereador Jean Leutprecht aproveitou para cobrar a execução do Fundo Municipal de Esportes, com lei já aprovada pela Câmara. “É uma forma democrática e bastante transparente para destinação dos recursos, como ocorre com o Fundo de Cultura”, comentou.

Ademar Possamai acredita que a antecipação das inscrições possa de fato ter impedido a participação de pessoas e entidades, citando o caso do Círculo Italiano. Ele sugere que seja feita uma ampla divulgação.