Câmara aprova reajuste de 7,5% para os servidores públicos

Um reajuste salarial de 7,5% para os servidores públicos do município foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na sessão desta terça-feira, 22. Matéria conexa, o plenário da Câmara também aprovou o aumento do auxílio refeição, de R$ 11 para R$ 14.

Vereador Justino da Luz (PT)

O vereador Justino da Luz (PT) lamentou a ausência de reunião entre a prefeita Cecília Konell e o Sinsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais). Seus representantes, disse, foram recebidos pela chefe de Gabinete, Fedra Konell. “Apelo que nas próximas negociações a prefeita ouça a categoria, os representantes sindicais, porque fica melhor para os dois lados. E também faço um apelo para mandar a revisão de cargos e salários do funcionalismo”, afirmou.

Para o vereador Afonso Piazera Neto (PR), o percentual concedido é satisfatório, uma vez que o município foi fortemente afetado pelas chuvas, entre os quais se incluem parte dos servidores, que também sofreram perdas. Segundo ele, inicialmente a intenção era conceder 7% de reajuste, mas a prefeita solicitou estudos para ampliar o percentual, que ficou estabelecido em 7,5%. “Representa quase 1,5% a mais que a inflação, e 2% a mais que o IPTU, reajustado em 5,39%”, informou Piazera.

O líder de governo, Ademar Possamai (DEM), lembrou que houve um compromisso do atual governo de estar compensando parte das perdas salariais ocorridas nos últimos anos. Disse que o impacto com a folha de pagamento está abaixo do limite prudencial, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 52% do orçamento. “A folha do Executivo representa, em 2011, já contando com o 7,5%, um impacto orçamentário de R$ 139 milhões”, informou.

Possamai também comentou que o Executivo se debruça sobre o projeto de revisão de cargos e salários do funcionalismo o que, segundo a vereadora Natália Petry (PSB), a deixa satisfeita, uma vez que é bastante cobrada pelos servidores.

Como foram apreciados em votação única, em função do regime de urgência, os projetos seguiram para sanção da prefeita. O reajuste passa a vigorar em 1º de abril.