Câmara celebra os 77 anos de emancipação política de Jaraguá

Sra. Glaci Ribeiro Reinke

Na quinta-feira, 24, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão solene em comemoração aos 77 anos de emancipação política e administrativa do município. Neste ano, os primeiros funcionários do Legislativo foram homenageados.

Manoel Luiz da Silva foi o primeiro funcionário da Câmara. Em 1947, ele assumiu o cargo de diretor de expediente, encerrando suas atividades um ano depois. Ruth Schneider assumiu as funções.

Em 1950, Renata Burow Hufenüssler passou a fazer parte dos quadros do Legislativo, até o ano de 1954. De 1954 a 1956, Glaci Ribeiro Reinke foi funcionária. Maria Cacilda Wunderlich de 1956 a 1958 e Renata Wunderlich Fischer foi substituta no cargo de diretor de Secretaria de 1948 a janeiro de 1958 e nomeada ao mesmo cargo em janeiro de 1959 até o final de 1962.

Todos foram homenageados na solenidade, ou representados por familiares, no caso dos já falecidos.

O dia 25 de julho simboliza a data em que Emílio Carlos Jourdan demarcou as terras pertences à Princesa Isabel, sendo anexo de Joinville.

A emancipação política foi uma ação importante para o desenvolvimento da cidade. No ano de 1934, Jaraguá do Sul deixou de ser um distrito e passou a ser considerado município. A instalação da Câmara de Vereadores ocorreu dois anos depois, juntamente com a sua primeira legislatura.

A Câmara Municipal exerceu suas funções no mesmo prédio da Prefeitura durante 52 anos. Em 1987, adquiriu sua sede própria e em 2000, passou a funcionar no prédio atual, na rua Getúlio Vargas.

A iniciativa de promover a sessão solene partiu da vereadora Natália Petry (PSB), em projeto de lei aprovado no ano passado. Natália exaltou em seu discurso a importância de resgatar a história, “já que vivemos num espaço público de discussão e liberdade de expressão”. A vereadora afirmou que não tem como se falar em emancipação política sem se falar da importante participação do Poder Legislativo neste processo.

“Todos nós temos o dever de lutar pelo fortalecimento do Poder Legislativo, pois ao fortalecê-lo estaremos fortalecendo a política da nossa região e, mais do que isso, estaremos fortalecendo a ideia de liberdade que uma emancipação política compreende”, encerrou.

Em nome de todos os homenageados, Glaci Ribeiro Reinke falou sobre a década de 50 em Jaraguá do Sul, em especial, pois foi o tempo em que trabalhou na Câmara. “Guardo na lembrança a figura de cada vereador da legislatura de 51 a 55. Meu trabalho na Câmara de Vereadores, de 54 a 56, só teve fim ao fato de eu ter me casado e ido morar em Massaranduba”, contou. Glaci relembrou também, em detalhes, como era Jaraguá do Sul e como a sociedade viva a época. “Tenho certeza que aqui em Jaraguá eu dei a minha contribuição para essa história”, enfatizou.

O presidente do Legislativo, Jaime Negherbon (PMDB), finalizou a solenidade. “A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul comemora os 77 anos de emancipação política do município com a convicção de que o exercício da democracia é a mais importante forma de consolidarmos a qualidade de vida”.