Câmara cria grupo de trabalho para enfrentar crise na avicultura

DSC00122Produtores, vereadores e entidades representativas de associações do setor avícola se reuniram ontem, 04, na Câmara de Vereadores. O objetivo do encontro, proposto pelo vereador Eugênio Juraszek, foi discutir formas de apoio ao setor e buscar ações para enfrentar a crise que atinge a avicultura regional. Entre as sugestões formar um grupo de trabalho com a participação de lideranças políticas e econômicas do Estado.
O vereador deseja políticas públicas para reduzir o impacto dos problemas de abastecimento de milho na região, fator que prejudica importantes setores, entre eles, a avicultura. Com a medida, espera que surjam empresas interessadas em ocupar o espaço da cadeia produtiva deixado pela Seara. Em 2011, a empresa justificou o fechamento da unidade de Jaraguá do Sul por problemas de abastecimento e distancia de centros produtores de grãos.
O parlamentar também informou que em três semanas, o Instituto de Planejamento Físico-Territorial (Ipplan) de Jaraguá do Sul deve concluir a pesquisa de campo sobre o impacto econômico gerado pelo fechamento. No relatório devem ser apresentadas estratégias que possam ajudar na geração de novos negócios utilizando os aviários parados.
Com base em dados, que inclui mapeamento das propriedades em situação de dificuldade, o grupo de trabalho irá buscar apoio do governo estadual e federal para discutir propostas de refinanciamento de dívidas a juros baixos.
Além de Juraszek, os vereadores Arlindo Rincos, João Fiamoncini e Jocimar de Lima confirmaram a participação no grupo de trabalho. A próxima reunião acontece na primeira semana de agosto.