Câmara faz economia de quase 4 milhões em 2011

Do Orçamento da Câmara de Vereadores para 2011, fixado em R$ 10 milhões, as despesas do Legislativo totalizaram R$ 6,2 milhões este ano. A diferença representa uma economia de R$ 3,8 milhões em recursos públicos, dentro do limite fixado na lei orçamentária. A própria lei, aprovada em 2010, já havia estabelecido o limite de gastos abaixo do teto constitucional, que seria de R$ 13 milhões.

A sobra dos recursos proporcionou repasse de recursos financeiros a entidades e ações do município. Via de regra, as sobras da Câmara devem retornar aos cofres do município até o último dia do exercício. No entanto, o presidente Jaime Negherbon, em articulação com a administração municipal, abriu mão de parte do orçamento.

Ao todo, foram recomendados repasses e investimentos no valor de R$ 3.285.044,80, dos quais R$ 3.022.026,90 foram efetivamente transformados em projetos pelo Executivo e aprovados pela Câmara. A autorização legislativa, no entanto, não garante a efetivação do repasse por parte da Prefeitura.

As entidades e ações que obtiveram autorização legislativa para receber recursos foram:

– AMA – Associação de Amigos do Autista

– Apae

– Associação Cultural, Social, Desportiva e Eventos Yamabushi

– Associação Deportiva Jaraguá

– Associação Desportiva de Voleibol, Clube Escolar Evangélico Jaraguá,  Clube Canoagem Kentucky, Clube Recreativo Jaraguá, Ajinc, Yamabushi e Clube de Xadrez

– Associação Desportiva e Recreativa Amizade

– Associação Jaraguaense de Pais e Amigos do Basquete

– Atlético Esporte Clube

– Bombeiros (Samu)

– Britador Móvel (Secretaria de Obras)

– CDL – projeto Decoração Natalina