Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara faz sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

Nesta terça-feira, 08, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão, que ocorreu no plenário da Câmara, contou com a presença do prefeito da cidade, Dieter Janssen, a delegada Milena Rosa, que também era uma das homenageadas e dos vereadores do município. No evento, dez mulheres foram homenageadas e receberam dos parlamentares uma placa com seu nome e um buquê de flores. As mulheres foram escolhidas devido ao trabalho que desempenharam durante suas carreiras perante a comunidade jaraguaense. Veja o currículo de cada homenageada:

 

Milena de Fátima Rosa

Nascida do município de Itaiópolis-SC em 17 de junho de 1975, formada em direto. É delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso do município de Jaraguá do Sul. É também conselheira Municipal dos Direitos da Mulher neste Munícipio, atuando diretamente no combate à violência doméstica, familiar e nas relações íntimas de afeto.

Silvana Brand

Nascida em 21 de abril de 1972, natural de Irineópolis-SC, mora em Jaraguá do Sul desde 1990, cidade que escolheu como lar para viver com seu marido Pedro dos Santos e criar seus três filhos.

Dedica-se como catequista no município e também já atuou como líder comunitária na Pastoral da Criança.

Eliane Sivert Serpa

Natural da cidade de Guaramirim-SC, nascida no dia 9 de dezembro de 1973, dedicou muitos anos de sua vida ao trabalho de costureira em empresas da região, destacando-se pela retidão em suas ações.

Ela é mãe de dois filhos e casada com Moacir Serpa. Durante 14 anos, Eliane passou dias e noites acompanhando sua filha Giane Samara Serpa na UTI de um hospital. Giane foi atropelada em frente à sua casa em 23 de fevereiro de 2002 e teve que ser internada. No dia 10 de fevereiro deste ano a filha de Eliane e Moacir Serpa faleceu e desde então a família procura forças para seguir adiante.

Niúra Sandra Demarchi dos Santos

Natural de Jaraguá do Sul, nascida em 29 de dezembro de 1963, é casada com Perácio dos Santos, e mãe de quatro filhos.

É formada em direito, e atualmente exerce sua profissão como advogada, além de presidir a Comissão Eleitoral da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Jaraguá do Sul. Durante a legislatura de 1997 a 2000 foi vereadora pelo município de Jaraguá do Sul, integrando a mesa diretora como secretária no primeiro ano de mandato.

Inês Blesing

Nascida na cidade de Luís Alves-SC no dia 21 de abril de 1949, escolheu Jaraguá do Sul para morar e aqui reside há 53 anos.

Dedicou muitos anos da sua vida à profissão da qual se orgulha, ser Merendeira.

Funcionária pública aposentada, nossa homenageada trabalhou durante décadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Towe Nagel.

Adelaide Junckes Stein

Conhecida em toda a cidade como “Tia Laide”, nascida em 23 de junho de 1948, é casada com o Sr. José Carlos Stein. Deste primeiro e único matrimônio, tiveram três filhos.

Envolvida e reconhecida com trabalhos manuais, surgiu a ideia de enfeitar a rua que reside no bairro Jaraguá Esquerdo com temas de Natal.

A mobilização se tornou um mutirão envolvendo patrocínio de toda a vizinhança que destina recursos a “Tia Laide” e ela confecciona toda a decoração, atraindo centenas de pessoas na época de natal que inclusive visitam sua residência igualmente decorada e com atrações diferenciadas a cada ano.

Luciana Fátima de Oliveira Andrade

Natural de Horizontina-RS, reside em Jaraguá a 23 anos, casada e mãe de dois filhos. Formou-se em administração com habilitação em RH no ano de 2008. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora pedagógica em uma instituição de ensino superior da região. Realiza o trabalho de acolhimento e acompanhamento dos alunos desde a matrícula até a formação. Considera-se realizada na profissão exercida, pois lhe proporciona oportunidades de crescimento e aprendizagem.

Iracema Fernandes Dana

Ela é nascida em Jaraguá do Sul no dia 22 de fevereiro de 1943, casou-se com Cerino Dana e desta união nasceram três filhos. Dedicada ao serviço voluntário, integrou a Diretoria da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Ribeirão Grande do Norte, como Presidente, Vice-Presidente, e Tesoureira. Também foi por 20 anos professora de catequese, além de ajudar a limpar e organizar a igreja, auxiliava no dízimo, batizados, festas e cozinhava em todos os casamentos realizados no bairro.

Cecília Torrilhas Konell

Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, casada com Ivo Konell, tem três filhos e seis netos.

Sua formação acadêmica inclui os cursos de Estudos Sociais e Psicologia.

Com ampla experiência profissional, lecionou durante anos nos primeiros colégios do município. Após o termino do mandato Cecília retornou para seu trabalho no centro de avaliação de condutores do DETRAN, onde permanece até hoje.

Lucimar da Silva Posselt

Natural de Quedas do Iguaçu no Paraná, mora em Jaraguá desde o ano de 1993. Casada há 23 anos com Alexandre Antunes Jarduzina, o casal tem 03 filhos.

Trabalhou em vários comércios da região, e em 2010 iniciou atividade autônoma. Em abril de 2015 abriu sua própria loja de roupas, no bairro em que mora, João Pessoa.

Atua como vice-presidente na APP do colégio Cecília Satler Karsten, e também como presidente no Conselho Municipal de Educação – COMED.

 

Discursos

Milena Rosa discursou em nome de todas as homenageadas e lembrou das lutas pela emancipação da mulher no mundo todo lembrando que o voto para a mulher no Brasil só foi instituído em 1932 e que só em 1962 a mulher deixou de ser considerada incapaz e ser comparada a crianças e analfabetos. Ressaltou também a violência contra a mulher em sua própria residência mostrando que a violência doméstica supera a de trânsito no Brasil, segundo o relatório do Centro de Atendimento à Mulher. Ainda recordou que, no Disque 180, nos dez primeiros meses de 2015 foram recebidas 63 mil denúncias de agressão contra a mulher.

“Esses dados demonstram que a violência contra a mulher não é uma questão privada, na qual ‘ninguém deve meter a colher’, mas um problema social, dada a quantidade absurda de agressões nos lares e dos estudos que comprovam que crianças que crescem em ambientes violentos são mais suscetíveis a sofrerem violência também na fase adulta ou a serem adultos violentos”, salientou a delegada.

O prefeito Dieter Jassen também ressaltou o histórico de lutas femininas e ressaltou que as mulheres cumprem, na maioria das vezes, jornada dupla, pois cuidam da casa e trabalham fora.

“Cuidam da família, cuidam da saúde, cuidam do lar e muitas ainda encontram tempo para estudar. Elas também são quem faz da nossa cidade um lugar tão forte como é”, realçou o prefeito de Jaraguá do Sul.

A vereadora Natália Petry, única mulher entre os parlamentares, também foi homenageada e recebeu do presidente da casa, José de Ávila, um buquê de flores.

Petry também discursou na tribuna do plenário. A parlamentar lembrou que 50% dos eleitores são mulheres, mas apenas 10% dos parlamentares são do sexo feminino. Apontou que 19% das mulheres ativas profissionalmente têm ensino superior, contra apenas 11% dos homens, mas que ainda assim o nível salarial dos homens é maior.

“Precisamos entender que só mudaremos esse quadro com a participação política mais ativa por parte das próprias mulheres, seja como candidatas seja elegendo quem realmente estiver comprometido com as nossas lutas”, enfatizou Natália, lembrando que toda a mudança não será feita só com a política, mas principalmente com as práticas e as atitudes do dia-a-dia.

Fotos da homenagem: https://goo.gl/fE9QDT