Câmara firma parceria com Interlegis para modernização legislativa

Na manhã desta quarta-feira, 13, a equipe do programa Interlegis do Senado Federal esteve pela segunda vez visitando a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, com o intuito de apresentar o programa de integração e as ações aos servidores da Casa. A reunião ocorreu no plenário. No próximo ano, o Legislativo irá firmar um convênio com a instituição federal para que seja implantado o projeto, visando o fortalecimento do Poder Legislativo, bem como a integração e troca de experiências com as demais Câmaras Municipais do país, participantes do programa.

A parceria entre Câmara e Interlegis pretende introduzir ações de melhorias no funcionamento do Legislativo. O programa é custeado pelo Senado Federal, sem ônus ao município. O diretor da Sinter (Secretaria Especial do Interlegis), Haroldo Feitosa Tajra, classificou o processo em quatro pilares: tecnologia, comunicação social, capacitação de recursos humanos e informação.

As ações envolvem a promoção de cursos e palestras de capacitação, incentivar eventos de conscientização do papel legislativo e informatizar, via programas e sistemas disponibilizados pela Interlegis, as atividades realizadas pela Câmara.

Tajra ressaltou a importância da busca pela modernização, com uma Câmara dinâmica e motivada, através da qual a sociedade pode reivindicar soluções. “O Interlegis tem como objetivo ajudar a Casa a buscar uma sintonia com a municipalidade em suas particularidades”, afirmou.

Fundado há 15 anos, o Interlegis surgiu da necessidade de modernização do Estado.  Tajra disse que as próximas ações serão estudos de caso. “Através do questionário aplicado aos servidores, iremos diagnosticar problemas e apontar soluções”.

O vereador Jean Leutprecht comentou que a iniciativa nasceu quando a Escola do Legislativo da Avevi (Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu) decidiu firmar convênio com o Interlegis, para capacitação de vereadores e servidores das Casas Legislativas filiadas à Avevi. Leutprecht compõe a diretoria da associação, no cargo de relações públicas. Na ocasião, julgou relevante abranger a Câmara Municipal em um projeto paralelo, mas com o mesmo objetivo de integrar e modernização da instituição pública. De acordo com ele, o próximo passo será dar encaminhamento ao convênio e iniciar as atividades com os funcionários e vereadores.