Câmara presta homenagem à escola Euclides da Cunha

DSC01269A Câmara de Vereadores prestou homenagem ontem, 19, à Escola de Educação Básica Euclides da Cunha pelos seus 65 anos de fundação. Na ocasião, também foram homenageados ex-funcionários da instituição, que colaboraram para o desenvolvimento da unidade escolar.

A escola teve sua construção inicial em meados de 1945, com o lançamento da pedra fundamental, e a inauguração aconteceu em 6 de agosto de 1949. O nome Euclides da Cunha foi escolhido em homenagem ao jornalista, professor e escritor brasileiro.

Hoje, conforme Senso Escolar realizado em maio deste ano, a unidade conta com 688 alunos, que estão distribuídos em 26 turmas do 1° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, nos três turnos disponíveis.

Segundo o diretor da unidade, Valdemar Spiaker, a homenagem é uma honra. Gestor há dez anos na escola, ele destacou que melhorias ainda precisam ser feitas, mas que hoje vários projetos são desenvolvidos, desde o teatro a rádio escolar. “Lutamos sempre para oferecer uma escola com ensino de qualidade, com muito amor pela educação e pelos alunos”, frisou.

Conforme o proponente da homenagem, o vereador Pedro Garcia, desde sua inauguração a escola esteve presente no anseio da comunidade, abrindo suas portas para reuniões com lideranças, associações de moradores e foi palco para diversas discussões que mereciam destaque no bairro. “A escola solidificou-se, ampliou sua estrutura, assim como o espaço de conquistas educacionais no decorrer do tempo. Tenho certeza que a escola Euclides da Cunha vai continuar a ganhar os desafios que o futuro nos impõe todos os dias e vai honrar o passado de que todos nós nos orgulhamos”, ressaltou.

Na ocasião, também receberam a homenagem as ex-funcionárias Anita Lúcia Marquart Berti, Maria Amélia Cavalcanti da Silva, Julieta Piazeira Alquini, Salvelina Maria Bersan Valentini e Isolete Schiochet, e o ex-aluno Sérgio Luís Floriani, pela contribuição prestada para o desenvolvimento da escola.