Câmara presta homenagem à Vila Lalau

A sessão itinerante realizada na escola municipal Rodolpho Dornbusch na noite desta quinta-feira, 1, homenageou as pessoas que se destacaram e construíram a história da instituição e do bairro Vila Lalau. A solenidade foi dedicada à professora Dulce Mari Tomazelli, devido ao trabalho prestado à escola há 23 anos, ao casal Sebastião Decker e Darci Baumann Decker, à frente da Associação de Moradores do bairro e à Lalau Roth, herdeiro das terras onde se localiza o bairro e hoje carrega o seu nome. A iniciativa partiu da vereadora Natália Petry.

O empresário Sebastião Decker ressaltou as conquistas para o bairro e a ajuda da esposa nesta caminhada. Ele afirmou que o casal apenas deu continuidade ao trabalho. Decker disse que uma das maiores vitórias foi a construção de uma sede própria para os encontros do grupo da terceira idade da Vila Lalau. Nesta época, Darci Decker virara coordenadora do clube de idosos. O trabalho foi voluntário e contou com o auxílio de empresários e da comunidade. “Não pedia dinheiro, pedia materiais para trabalhar aos sábados. E hoje está pronta, com trabalho digno, simples. Espero poder estar junto com esta comunidade muitos anos”. Assumiu a presidência da associação pro duas vezes e atualmente faz parte da diretoria. A construção hoje abriga eventos e encontros diversos de todo o bairro.

Na ocasião, o presidente da APP (Associação de Pais e Professores) da escola, Leônidas Feder, exaltou o empenho da APP e da comunidade atuante em benefício da educação. Ele mencionou conquistas como a aquisição do novo parquinho e a revitalização de computadores através de um mutirão.  Porém, Feder apontou as necessidades mais urgentes como a reforma do telhado, pintura e mais espaço para salas de aula e um auditório. “A gente tem que agir, tem que começar. No próximo ano, a Prefeitura se comprometeu com o projeto para ampliar nossa escola e fazer mais três salas”. Hoje, a Rodolpho Dornbusch conta com 650 alunos.

Em nome dos vereadores, Natália Petry, em seu discurso, fez considerações acerca da importância dos bairros para uma cidade. “É interessante como cada bairro apresenta as suas características particulares. Todos possuem uma contundente importância social e econômica”. Ela comapara os bairros que compõem uma cidade aos órgãos que formam o corpo humano. O conjunto é indivisível e interligado, formando, portanto, algo orgânico que pode nascer, crescer, reproduzir-se, envelhecer e morrer. “Este bairro onde hoje realizamos uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores, possui mais de um século de história. História esta, marcada por muitas pessoas que ajudaram a desenvolver cada vez mais este lugar”, enfatizou. Ao final, a vereadora destacou que a homenagem também é direcionada a todos os habitantes da Vila Lalau e agradeceu pela colaboração que deram para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul.