Utilidade pública para cemitério do Três Rios

DSC01965Projeto de lei aprovado em primeira votação na sessão de ontem, 6, reconhece de utilidade pública a Associação do Cemitério Três Rios do Norte. A autoria é do vereador Pedro Garcia, que relatou as atividades da entidade, fundada em 1º de setembro de 1927. Então uma iniciativa de 25 moradores da região, que sentiram a necessidade de disponibilizar um espaço para sepultar os falecidos da comunidade.

Conforme o vereador, entre janeiro de 2011 e junho de 2013 foram sepultadas 19 pessoas, totalizando 518 sepultamentos desde a sua criação. Deste total, são 446 adultos e 72 crianças. Segundo ele, o cemitério é mantido com doações e contribuições de familiares dos mortos, e administrado por uma diretoria de forma voluntária.

Até o ano de 2011, informou, o cemitério recebia sepultamento de qualquer pessoa da região, porém a capacidade do local esgotou, atendendo somente as reservas anteriormente efetuadas. Assim, a associação iniciou um projeto para ampliar a área do cemitério, resultando na aquisição de um terreno anexo. Agora, a entidade busca autorização da Fujama para obras no local, permitindo a liberação de novos sepultamentos.

No plenário, acompanhavam a sessão o presidente da associação, Reinvaldo Engelmann, o secretário Eno Porath, o tesoureiro Reno Weller e o segundo tesoureiro Valmor Schwarz. O texto passa por segunda votação nesta quinta-feira, 8.